Brasília Amapá |
Manaus

Ligação entre zika e microcefalia pode levar 6 meses para ser comprovada

Compartilhe

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que, apesar de um crescente “acúmulo de evidências”, a relação entre o vírus zika e a microcefalia ainda pode de quatro a seis meses para ser comprovada, segundo informações da Reuters.

Ainda de acordo com a agência de notícias, a OMS ainda realizará uma reunião com pesquisadores entre os dias 7 e 9 de março. O encontro terá foco no diagnóstico do vírus zika e o desenvolvimento de vacinas para a doença.

No dia 1º de fevereiro, a entidade já havia classificado o surto do vírus como uma emergência internacional de saúde pública, dando ênfase à uma “forte suspeita” de ligação entre o zika e a microcefalia em bebês de mulheres infectadas durante a gestação.

Somente no Brasil, cerca de 500 casos de microcefalia ou outros tipos de alteração no sistema nervoso central foram confirmados desde outubro de 2015, com suspeitas de que a maior parte esteja ligada ao vírus zika. Além disso, outros 3935 casos suspeitos estão sendo investigados no momento.

O alarmante crescimento do número de casos no país nos últimos meses fez com que técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos viessem ao Brasil para iniciar uma pesquisa junto ao Ministério da Saúde, com o objetivo de investigar a relação entre os casos de microcefalia e o vírus zika.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7