Brasília Amapá |
Manaus

K9: nova drog4 transforma jovens em ‘zumbis’; “Ele babava, vomitava, ficava parado parecendo uma estátua, com os olhos fechados”, veja vídeo

Compartilhe

Brasil – Permanece viva na memória da dona de casa Geralda Pereira dos Santos, de 60 anos, a reação do neto João Vitor Santos da Silva, 19, depois que ele fumava a “maconha sintética“, um canabinoide batizado nas ruas como spice ou k9 e que provoca um “efeito zumbi” em quem o consome.

“Quando ele usava, ficava igual a um zumbi. Ele babava, vomitava, ficava parado parecendo uma estátua, com os olhos fechados. Caía, batia a boca no chão, dormia nas calçadas”, diz a idosa.

O rapaz mora desde a infância com a avó, na região da Sé, no centro de São Paulo, e foi internado há cerca de uma semana em uma clínica de reabilitação, na região de São Roque, no interior de São Paulo.

Segundo a avó, ele usou os entorpecentes, por seis meses, a dr0ga sintética, que não é maconha, apesar de ser chamada como tal por ser consumida na forma de cigarro e se conectar com os mesmos receptores cerebrais que a erva natural.

Geralda cuida de João Vitor desde que a mãe dele “saiu pelo mundo”, em decorrência da dependência química. Essa mesma condição, segundo ela, teria matado o pai do jovem.

“Meu neto usa maconha desde os 11 anos. Depois, ele também começou a usar c0caína. Mas ele continuou estudando, fazendo os planos dele. Tudo mudou quando ele conheceu a k9, há uns seis meses. Apresentaram para ele como se fosse uma maconha mais forte. Depois disso, nossa vida virou um inferno”, contou Geralda.

O jovem se viciou rapidamente, abandonou os estudos e passou a apresentar o chamado “efeito zumbi” provocado pelo canabinoide sintético. A avó do rapaz destacou que nunca tolerou a prática, mas disse que o quadro se agravou nos últimos tempos.

 

Efeitos e sintomas

A reportagem localizou três vídeos que circulam pelas redes sociais nos quais jovens apresentam alguns dos sintomas relatados pelo especialista após o consumo da spice. Em um deles, um rapaz chora enquanto outro fica escorado em um portão, com a boca aberta, parecendo um zumbi. “Olha o que a k9 tá fazendo. Olha o que a k9 faz, rapaziada, deixa o cara facinho”, afirmam pessoas durante o registro.

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, usuários de maconha sintética podem apresentar quadros de ansiedade, agitação, náuseas, vômitos, hipertensão arterial, convulsões, alucinações, pânico, incapacidade de comunicação, paranoia, agitação e agressividade.

Veja vídeo


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7