Brasília Amapá |
Manaus

Itamaraty confirma morte de brasileira em Israel, 3ª vítima dos terroristas do Hamas

Compartilhe
Itamaraty confirma morte de brasileira em Israel, 3ª vítima dos terroristas do Hamas

Brasil – A carioca Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, é a terceira vítima brasileira na guerra entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas. Karla estava desaparecida desde sábado (7), quando integrantes do Hamas invadiram uma festa rave na qual ela estava em companhia do namorado, Gabriel Azulay. O corpo dele foi encontrado ontem. O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte de Karla por meio de nota divulgada nesta manhã:

“O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, terceira vítima fatal brasileira dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel. Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”.

Karla possuía nacionalidade israelense e morava há seis anos com o namorado. Ela tinha um filho de 19 anos, que serve no Exército de Israel. Ela era a única cidadã brasileira que continuava desaparecida desde o início dos confrontos. O gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e a carioca Bruna Valeanu, de 24 anos, também foram mortos.

O governo brasileiro tem feito esforços para repatriar cidadãos nacionais que estão em Israel e na Faixa de Gaza. Chegou ao Brasil nesta sexta-feira o terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com passageiros embarcados em Tel Aviv. Desta vez, vieram 70 pessoas. Dessas, cinco desembarcaram em Recife por volta das 6h. As demais descerão na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 12h.

Até o momento, quase 500 brasileiros já retornaram do solo israelense nos três voos organizados pelo governo brasileiro. Ao menos outros dois voos devem trazer brasileiros até o próximo domingo (15). A FAB também tenta fazer a primeira repatriação de cidadãos que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta, no Aeroporto de Roma, aguardando sinal verde das autoridades egípcias para a operação. O avião pousará no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio. Ao menos 22 brasileiros que estão em Gaza manifestaram às autoridades do Brasil que pretendem voltar para o país.

O momento é de grande tensão. As Forças de Defesa de Israel notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) para que toda a população palestina ao norte de Gaza se mude para o sul dentro de 24 horas, sinalizando uma invasão terrestre. Cerca de 1,1 milhão de pessoas moram na área. A ONU considera impossível que esse movimento ocorra sem consequências humanitárias devastadoras. Até o momento, cerca de 3 mil pessoas foram mortas nos confrontos pelos dois lados. Grande parte delas, mulheres e crianças.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7