Brasília Amapá |
Manaus

“Início da perseguição?”: perto das eleições, igrejas são vandalizadas ao redor do Brasil; veja vídeo

Compartilhe
Início da perseguição?": perto das eleições, igrejas são vandalizadas ao redor do Brasil; veja vídeo

Brasil – Perto das eleições, episódios de vandalismo tem sido registrados contra igrejas católicas e evangélicas ao redor do país. Os ataques tem sido considerados um afronta a fé crista e também ao principal nicho que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Após o presidente Bolsonaro denunciar a perseguição sofrida por cristãos na ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, e evidenciar as ligações do ditador com o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, igrejas ao redor do país passaram a ser alvos de ataques como uma resposta a perda de popularidade de Lula na reta final da disputa à presidência da República.

Igreja católica vandalizada no Paraná

A Polícia Civil prendeu o homem responsável por vandalizar uma igreja católica Matriz de São Mateus do Sul, na região sul do Paraná. O bandido foi preso um dia depois realizando furto.

“O homem tem 35 anos e estava cometendo outro crime de furto quando foi pego. Ele tentava roubar o aparelho de telefone celular de uma loja e é conhecido por pequenos delitos na região”.

 

Segundo o padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial, uma imagem centenária de Nossa Senhora das Graças, que tem significado histórico para a cidade, está entre as mais de 30 imagens sacras destruídas. O religioso lamentou o episódio.

A santa estava com a comunidade desde a antiga capela, que fez parte da formação do município. Além dela, imagens de santos, de Jesus e de outras aparições de Nossa Senhora integram a lista de imagens profanadas.

Capela cristã é atacada no interior de SP

Uma capela cristã foi atacada em Itupeva, cidade a pouco mais de 70 quilômetros da capital, na semana passada. O santuário fica na Estrada Municipal Paulo Leone. Imagens registradas por um cinegrafista amador mostram santos destruídos e até uma Bíblica queimada. Não há suspeitos.

O vídeo foi compartilhado pelo deputado Nelson Barbudo (PL-MS).

Segundo o padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial, uma imagem centenária de Nossa Senhora das Graças, que tem significado histórico para a cidade, está entre as peças destruídas. O religioso lamentou o episódio.

A santa estava com a comunidade desde a antiga capela, que fez parte da formação do município. Além dela, imagens de santos, de Jesus e de outras aparições de Nossa Senhora integram a lista de imagens profanadas.

O padre registrou um Boletim de Ocorrência. As autoridades analisam as imagens de câmeras de segurança do pátio da igreja e de comércios vizinhos.

“Estamos presenciando alastrar-se pelo mundo, e também no Brasil, especialmente nesse período eleitoral, todo tipo de conflito por meio do ódio que vai dividindo as pessoas, sobretudo usando as redes sociais, levando-os àquela divisão que só faz crescer o mal”, disse dom Walter Jorge, bispo da Diocese de União da Vitória, em uma nota. “Exorto a todos que não se deixem mover por outros sentimentos que não aqueles que são de Jesus.”

Petista invade igreja católica em Curitiba

O templo em São Mateus não foi o único invadido no Paraná. Em fevereiro deste ano, o vereador petista Renato Freitas (PT) invadiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba. No local, os fiéis foram chamados de racistas e homofóbicos. Apesar de ser cassado duas vezes, Freitas recebeu ajuda do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

Leia também: Josias de Souza diz que Bolsonaro ganhou o debate: “Lula perdeu a noção do tempo”; veja vídeo

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7