Brasília Amapá |
Manaus

Força Aérea pune com exclusão da vida militar sargento que transportou cocaína em avião da FAB

Compartilhe
Força Aérea pune com exclusão da vida militar sargento que transportou cocaína em avião da FAB

Brasil – A Força Aérea Brasileira (FAB) excluiu definitivamente, nesta quinta-feira (12) o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, do seu quadro. O agora ex-militar foi preso em Sevilha, na Espanha, em 2019, ao transportar 39 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva presidencial e acusado de tráfico internacional de drogas.

Segundo a FAB, a exclusão de Rodrigues é resultado do processo administrativo aberto para julgar a conduta dele e está “em conformidade com o Estatuto dos Militares”.

“A decisão foi proferida após cumprido o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa”, diz a FAB.

Por nota, a Força Aérea disse ainda que “atua para coibir irregularidades e repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

Rodrigues havia sido condenado pela Justiça Militar da União em 15 de fevereiro passado. A pena é de14 anos e seis meses de prisão.

Na ocasião, a defesa do ex-sargento alegou que a droga não foi transportada no avião da FAB, e sim, passada a ele depois do pouso, na Espanha. Os advogados pediram a troca da acusação de tráfico internacional para crime com pena menor: o de recebimento, venda, fornecimento ou transporte de substâncias entorpecentes.

Em fevereiro de 2020, a Justiça espanhola já havia condenado o então sargento a seis anos e um dia de prisão. Além disso, ele foi sentenciado a pagar multa de 2 milhões de euros.

A partir da descoberta da cocaína em um avião da comitiva do presidente da República, a Polícia Federal (PF) deflagrou, pelo menos, cinco fases da operação batizada de “Quinta Coluna”, que investiga um grupo suspeito de traficar drogas em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A última etapa ocorreu em dezembro do ano passado


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7