Brasília Amapá |
Manaus

Foco das forças de segurança no 2º turno será combate a compra de votos e boca de urna, diz ministro

Compartilhe

Brasil – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse nesta sexta-feira (28) que o foco da Operação Eleições 2022 no segundo turno será o combate aos crimes eleitorais de boca de urna e compra de votos.

“No primeiro turno, foram mais de R$ 10 milhões apreendidos, e tivemos a informação de que esses recursos seriam utilizados para a compra de votos. Isso fere o direito de livre votar do povo brasileiro”, informou o ministro durante coletiva de imprensa da Operação Eleições, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas.

Segundo Torres, cerca de 500 mil policiais de várias forças estarão nas ruas reforçando o esquema de segurança no domingo (30). “O Brasil está pronto para o segundo turno das eleições do ponto de vista da segurança pública”, garantiu.

“Compra de voto não será permitida e não será tolerada. Isso é crime, que fique bem claro, e a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estarão bem atentas às pessoas que estiverem cometendo esse tipo de crime”, destacou o ministro.

De acordo com a pasta, 456 ocorrências relacionadas à boca de urna foram registradas em 26 estados e no Distrito Federal durante o dia 2 de outubro, data do primeiro turno. A compra de votos ou corrupção eleitoral ficou em segundo lugar, com 95 ocorrências. Também foram registrados 80 casos de tentativa ou violação do sigilo do voto, que ocorre quando o eleitor tira foto da urna, e 57 casos de transporte irregular de eleitores.

O ministério também pôs à disposição do eleitor o número 191, da Polícia Rodoviária Federal, para receber denúncias de crimes eleitorais.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7