Brasília Amapá |
Manaus

Fazendeiros e famílias de produtores pedem socorro: invasões de terra no Brasil disparam 313% em 2023

Compartilhe
“Tem mais gente envolvida!”, revela mãe de Débora ao enterrar

Brasil – O cenário fundiário brasileiro tornou-se palco de intensos conflitos durante o primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, com um aumento alarmante de 313% no número de invasões de terra em comparação com o último ano do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dados, revelados em um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), indicam que 72 invasões ocorreram de janeiro a dezembro de 2023, contrastando com as 23 registradas em 2022.

Um caso revoltante de uma destas invasões realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a uma fazenda de um pequeno produtor rural viralizou nas redes sociais. Confira:

Ruptura com o Passado: Explosão de Invasões sob o Governo Lula

O ano de 2023 não apenas superou as estatísticas de quatro anos de gestão de Bolsonaro, que totalizaram 62 invasões, mas também levanta questões cruciais sobre as políticas e abordagens adotadas pelo atual governo em relação à questão agrária. A CNA destaca que esse aumento expressivo não apenas impacta o setor agrícola, mas também inflama tensões políticas e sociais.

Críticas ao Governo: Acusações de Incentivo e Financiamento às Invasões

Durante uma entrevista exclusiva à nossa equipe, Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), não poupou críticas ao governo atual. Lupion acusa o governo de incentivar e financiar as invasões de terra, desencadeando um ciclo de conflitos que coloca em risco a estabilidade do setor agrícola e a segurança jurídica no campo.

CPI do MST: Uma Tentativa de Contenção Malograda

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela bancada ruralista na Câmara dos Deputados reflete a crescente preocupação com as invasões de terra. No entanto, os esforços para investigar e conter essas ações foram frustrados quando o governo interveio na CPI, substituindo membros e impedindo a ampliação das investigações.

Impacto no Setor Agrícola: Insegurança e Necessidade de Medidas Eficazes

Marcelo Bertoni, presidente da comissão de assuntos fundiários da CNA, destaca a retomada das invasões de terra após o encerramento da CPI e enfatiza a urgência de um plano financeiro eficaz para lidar com as questões fundiárias. O impacto dessas invasões não se limita ao campo, mas estende-se à economia, gerando insegurança e instabilidade.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7