Brasília Amapá |
Manaus

Empresa do RJ fabrica primeiro drone kamikaze brasileiro; veja vídeo

Compartilhe
Empresa do RJ fabrica primeiro drone kamikaze brasileiro; veja vídeo

Brasil – A Stella Tecnologia, empresa especializada em desenvolvimento de tecnologia de Defesa, sediada em Duque de Caxias (RJ), divulgou em sua conta oficial no Instagram, no último dia 24/01, que esta preparando o Atobá, o maior drone já produzido na América Latina, para que ele possa disparar munições vagantes, mais conhecidas como drones kamizake ou drones suicidas.

O Atobá, nome como é conhecida aeronave, é um drone planejado para ações de vigilância, podendo manter-se em voo por até 28 horas. Trata-se, assim, do maior Veículo aéreo não tripulado (Vant) do hemisfério sul com 11 metros de envergadura, 500 kg e, não custa repetir, com autonomia de permanecer em voo por 28 horas sem parar.

O sistema Atobá possibilita o monitoramento de fronteiras e áreas extensas sistema, segundo informação do site da empresa. Além disso, o controle do drone se comunica diretamente com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) para manter as operações aéreas em segurança, razões, entre outras, pelas quais o sistema teria já despertado o interesse das Forças Armadas.

Drones kamikazes

Drones são geralmente pequenos, portáteis e fáceis de lançar, sendo a sua maior vantagem o fato de serem difíceis de serem detectados e poderem ser disparados de longas distâncias. Um dos modelos mais famosos de munições vagantes ou drones kamikaze é o Shahed 136 de fabricação iraniana, adquirido pelas forças armadas russas, que tem se tornado numa das principais preocupações das defesas ucranianas.

Os drones kamikazes geralmente são lançados a partir de múltiplas plataformas, como veículos blindados, drones de ataque, aeronaves de combate e navios de guerra; ou, ainda mesmo, do ombro de um soldado ou por um pequeno morteiro.

Dados técnicos:

MTOW: 500 kg
Comprimento: 8 metros
Envergadura: 11 metros
Motorização: 60 hp
Carga-paga: 150 kg
Autonomia: 20 horas
Alcance do datalink: 250km
Decolagem e pouso: 400 metros
Possibilidade de embarcar múltiplos sensores.

Créditos: Sociedade Militar


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7