Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Caminhoneiros discutem paralisações em resposta a tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros

Compartilhe

Brasil – Caminhoneiros de várias regiões do país estão avaliando realizar paralisações e bloqueios de estradas em protesto contra o tarifaço anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deverá entrar em vigor em agosto e impactar diretamente produtos brasileiros.

A informação foi apurada com exclusividade por esta coluna e envolve articulações entre representantes do setor de transporte de cargas, da indústria e do agronegócio — os mais afetados pela medida protecionista.

Desde a semana passada, lideranças dos caminhoneiros vêm dialogando com entidades do setor produtivo para organizar uma reação unificada à sanção imposta por Trump, vista como uma ameaça ao escoamento e à competitividade de produtos brasileiros no mercado norte-americano.

Apesar do histórico alinhamento da categoria ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o movimento não quer ser interpretado como uma resposta política à operação deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (18), que teve Bolsonaro como alvo. Por isso, as lideranças estão adotando cautela quanto ao momento de iniciar possíveis paralisações.

Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, o clima é de mobilização crescente.

A pauta econômica une os caminhoneiros, empresários do agro e da indústria, e há sinais de que a movimentação pode ganhar proporções nacionais nas próximas semanas, a depender da evolução do cenário e das tratativas políticas em Brasília.

Por ora, não há data marcada para o início das paralisações. No entanto, os bloqueios estão no radar, caso o governo federal não apresente uma resposta concreta às preocupações do setor diante do tarifaço norte-americano.

A possibilidade de uma nova greve nacional de caminhoneiros revive lembranças de 2018, quando a paralisação parou o país por 11 dias e provocou desabastecimento generalizado.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais