Brasília Amapá |
Manaus

Autoridades comparecem a velório de Jarbas Passarinho

Compartilhe

BRASÍLIA — Com honrarias militares, a missa do velório do ex-ministro Jarbas Passarinho começou na tarde deste domingo no Oratório do Soldado, em Brasília. Embora Passarinho tenha se aposentado como coronel, o Exército providenciou homenagens que são dirigidas, geralmente, apenas a generais ou militares que se destacaram na vida pública, caso do ex-ministro.

Estão presentes à missa o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen; os generais Francisco Modesto (chefe do Departamento de Pessoal), César Leme (comandante militar do Planalto) e Riyuzo Ikeda (comandante da 11a Região Militar); o ex-ministro do GSI, Alberto Mendes; e o arcebispo militar Dom Fernando, entre outras autoridades militares.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello esteve no velório. Na saída, disse que Passarinho foi um “varão da República” e um “político exemplar”. O ex-ministro é padrinho de uma das filhas de Marco Aurélio.

— Ele atuou com desprendimento, com pureza de alma — afirmou Marco Aurélio.

Segundo a assessoria do Exército, todo “apoio material” está sendo prestado à família, a exemplo da capela cedida, do atendimento médico disponibilizado no local e dos custos com o sepultamento. O órgão não informou, porém, valores gastos.

Os Dragões da Independência estão postados na porta da capela como parte das últimas homenagens. No sepultamento, haverá uma salva de artilharia, que são 19 tiros de fuzil, considerada a mais elevada honraria dispensada pelo Exército.

Também será feita a guarda fúnebre, com três salvas de oito disparos de fuzil. O Exército executará ainda a “Canção da Artilharia”, a pedido dos filhos de Passarinho, que costumava ninar as crianças com o canto militar. O ex-ministro será enterrado na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Ele deixa cinco filhos, 14 netos e 15 bisnetos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7