Brasília Amapá |
Manaus

Após pandemia, Brasil tem super alta da balança comercial em 129% no comércio exterior

Compartilhe

Brasil – A balança comercial do Brasil chegou a mais R$ 11,1 bilhões de reais em outubro, até a segunda semana do mês. O aumento foi de 128% em relação a outubro de 2021.

As exportações cresceram cerca de 28,2% que atingiram R$ 68 bilhões de reais enquanto as as importações subiram 18%. O governo federal por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que, foram abertos 43 novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Essas aberturas permitem a diversificação e o aumento de oportunidades aos produtores brasileiros.

A América é o continente com o maior número de novos mercados abertos, são 102 distribuídos em vários países, como Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Guiana, México, Canadá, Equador, Venezuela, Guatemala, Bolívia, Chile, Paraguai, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Uruguai, Cuba e Suriname.

Na África, foram 38 novos mercados espalhados por Egito, Marrocos, Zâmbia, África do Sul, Camarões, Senegal, Cabo Verde e Uganda. Na Oceania, um novo mercado na Austrália.

Os produtos que mais se destacaram para ser importados por esses países foram sementes, ração animal, frutas, plantas, produtos bovinos e material genético.

Um dos destaques recentes das exportações brasileiras é a carne suína. Após um período de queda nas vendas, devido à recuperação do rebanho chinês do surto da peste suína africana (PSA), o Brasil encontrou novos destinos, como Filipinas, Vietnã, Tailândia, Chile e países do Oriente Médio.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7