Brasília Amapá |
Manaus

Alerta: saiba como acontece o “golpe da chamada de vídeo”

Compartilhe

Brasil – Mas uma modalidade de crime entra para a lista de alerta dos brasileiros o “golpe da chamada de vídeo”. Com apenas uma ligação, criminosos conseguem chantegear vítmas e extorquir quantias de dinheiro.

Essa nova prática criminosa é feita em segundos. Uma armadilha, tudo que o golpista precisa é que a vítima atenda a ligação para iniciar a chantagem e pedir altas quantias em dinheiro. A pessoa já aguarda do outro lado da tela e mostra as partes íntimas.

Assim que o rosto da pessoa aparece na tela, ao lado das imagens íntimas, o golpista tira um print e captura o momento. Após o fim da ligação, o criminoso ameaça divulgar a foto na internet caso a vítima se negue a pagar a quantia exigida.

A estudante de direito Luana Pinheiro Monteiro chegou a receber mensagens de um golpista com fotos do órgão genital. O homem tentou fazer ligações por vídeo durante semanas, mas a jovem não atendeu a chamada e bloqueou o contato.

“Eu fiquei preocupada. Por mais que você não esteja fazendo nada, no momento em que você atender a ligação ele vai usar a sua imagem como uma forma de provar que você estava participando da conversa”, contou.

O advogado especialista em crimes cibernéticos Luiz Augusto D’Urso contou que os valores exigidos pelos golpistas podem mudar, a depender de quem for a vítima. “No início, pede-se R$ 1.000 ou R$ 2.000, varia quando se trata de alguém famoso ou conhecido. Quando a pessoa cede à extorção, essa situação só se agrava”, explicou.

Para evitar esse tipo de golpe, segundo o especialista, a regra é clara: não atender a chamadas de vídeo de números desconhecidos. Outra opção é cobrir a câmera do celular, para que o rosto não apareça durante a ligação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7