Brasília Amapá |
Manaus

ALERTA: após explosão de casos, Brasil volta a registrar mortes por Covid-19 em diversas cidades

Compartilhe
ALERTA: após explosão de casos, Brasil volta a registrar mortes por Covid-19 em diversas cidades

Brasil – O início de 2024 trouxe consigo um cenário sombrio no enfrentamento à Covid-19 no Brasil, com números alarmantes de infecções e a volta do registro de mortes pelo vírus no país. De acordo com o site Coronavírus Brasil, apenas nas primeiras quatro semanas epidemiológicas, que correspondem ao mês de Janeiro de 2024, já foram confirmadas 769 mortes pela doença.

Confira:

 

No Mato Grosso, o avanço da doença tem sido notório. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reportou um aumento dramático no número de casos e óbitos em comparação com meses anteriores. Apenas nos primeiros 37 dias de 2024, o estado já contabilizou 21 mortes relacionadas à Covid-19, um sinal alarmante do agravamento da situação. Entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, as infecções cresceram seis vezes, ultrapassando a marca de 9,500 casos confirmados. Uma tendência preocupante que exige medidas urgentes para conter o avanço do vírus.

A tragédia da Covid-19 também atingiu em cheio a cidade de Nobres, no interior do Mato Grosso, com o registro de morte de uma mulher de apenas 38 anos, destacando a letalidade do vírus e sua capacidade de afetar pessoas. Além disso, cidades como Guapó e São Francisco do Goiás até cancelaram o carnaval com medo avanço do surto da doença. 

Situação no Amazonas

Enquanto isso, no Amazonas, embora não tenham sido reportados óbitos, os números de novos casos e internações revelam uma situação igualmente crítica. Com 2363 novas infecções registradas apenas no período entre janeiro e a primeira semana de fevereiro de 2024, e 36 internações, sendo 9 em UTI, a pressão sobre o sistema de saúde é evidente. O levantamento realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas destaca a urgência de ações para conter a propagação do vírus e evitar o colapso dos serviços de saúde.

No entanto, apesar do cenário preocupante, as autoridades do Amazonas parecem ignorar os alertas, mantendo as festividades de Carnaval previstas em Manaus. Com blocos e bandas programados para animar a cidade nas próximas semanas, a população já teme um novo surto na capital amazonense. Confira na íntegra os dados no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7