Brasília Amapá |
Manaus

7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é marcado por luta e resistência

Compartilhe

Brasil — Nesta terça-feira, dia 7 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imprensa no Brasil. Um manifesto que busca o fim da censura e instauração de uma imprensa mais livre no país. 

Cabo Verde desceu dois lugares no índice de Liberdade de Imprensa - Cabo Verde desceu dois lugares no índice de Liberdade de Imprensa - Sociedade - Santiago Magazine

Um ato de coragem aconteceu em 1977 para que tudo fizesse sentido. Pelo menos três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura. Nesta época, o país era comandado pelas mãos do Presidente Ernesto Geisel que ainda caminhava no regime da ditadura militar. 

Assim, desde 77, o dia 7 de junho, é comemorado pelos profissionais da imprensa, por serem respaldados por lei a exercer a profissão, divulgando acima de tudo a verdade, doa a quem doer. A informação é poder e quem deve, tenta silenciá-la. 

Historicamente, a profissão do jornalista foi severamente atacada. Centenas de profissionais foram  torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas, a partir disso é que se faz mais importante que nunca reconhecer a luta da categoria e refletir sobre a importância da liberdade de informação para a democracia da nossa nação.

Quarto Poder

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – SINPRO-DF

Inclusive o poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de “Quarto Poder” em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo. Por isso, alguns políticos tentam controlar a imprensa através da censura para manipular a população.  


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7