Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Flórida inicia voos de deportação de imigrantes ilegais em megaoperação nos Everglades

Compartilhe

Mundo – O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) já transferiu cerca de 100 imigrantes detidos para outros países por meio dos primeiros voos operados a partir do novo centro de detenção localizado na Flórida. A informação foi confirmada pelo governador Ron DeSantis, durante uma coletiva de imprensa realizada próximo às instalações, neste sábado (26).

DeSantis, que defende o endurecimento das políticas migratórias, afirmou que o número de deportações deve aumentar nos próximos dias. “Vão ver os números aumentarem drasticamente”, disse o governador, que também já disputou a indicação presidencial do Partido Republicano.

“Alcatraz dos Jacarés”

O centro de detenção, apelidado de “Alcatraz dos Jacarés” devido ao isolamento e à presença de animais selvagens nos arredores, já recebeu críticas de organizações de direitos humanos, que classificam as condições do local como cruéis e desumanas.

Apesar das críticas, DeSantis e outros líderes republicanos defendem as instalações como parte do apoio da Flórida à estratégia do ex-presidente Donald Trump contra a imigração ilegal. A Casa Branca também elogiou o centro, destacando seu isolamento – cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami – e o alto nível de segurança.

Estrutura do centro

Construído em apenas oito dias, o complexo ocupa 26 quilômetros quadrados na região dos Everglades. O local é cercado por mais de oito quilômetros de arame farpado, conta com mais de 200 câmeras de vigilância e cerca de 400 agentes de segurança.

Atualmente, o centro tem capacidade para aproximadamente 2 mil detidos, com possibilidade de dobrar esse número. Segundo Kevin Guthrie, diretor de Gestão de Emergências da Flórida, já ocorreram dois ou três voos com deportados, mas os destinos não foram divulgados pelas autoridades.

 





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais