Brasília Amapá |
Manaus

Garantido celebra a diversidade em uma noite memorável no festival

Compartilhe

Amazonas – Neste sábado (1º/7), segunda noite do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o Boi-Bumbá Garantido apresentou, na arena do Bumbódromo, a diversidade como mecanismo para proliferação e manutenção da vida.

O assunto está inserido no tema de 2023 do bumbá: “Garantido por Toda Vida”. Em meio a uma diversidade de cores, a galera vibrou ao som de clássicos do Boi do Povão e, também, da toada que leva no nome o tema do bumbá neste ano.

Para o presidente da Comissão de Artes da agremiação, Allan Rodrigues, é necessário abordar a diversidade tendo em vista que a Amazônia é um dos locais onde houve a maior mistura étnica do Brasil.

Allan reforça a importância da Amazônia também ser uma terra de tolerância para que possamos viver em paz e harmonia.

“Nós temos que celebrar a diversidade porque dentro dessa celebração, dentro do entendimento de que todos têm direito de ser, de crer e viver as suas vidas e amar como quiserem, está aí a chave para uma sociedade de justiça e paz”, disse Rodrigues.

A Cunhã-Poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, afirmou que defender o item tem o sentimento de gratidão, além de se sentir muito feliz no momento em que está colocando em prática na arena tudo o que foi planejado durante meses. “Superação. Esse é o maior sentimento que a gente tem. Superação e gratidão”, ressaltou.

No decorrer da apresentação, a cantora Márcia Siqueira versou junto com o Amo do Boi, João Paulo Faria, um momento de muita emoção para a galera vermelha e branca.

No momento da evolução da Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, um balé de homens e mulheres com saias acompanhava a filha do Dono da Fazenda, colocando em prática o discurso sobre diversidade proposto pelo bumbá.

Torcedor apaixonado pelo Boi do Povão, o acadêmico de Direito Henrique Fima, 27, sente-se entusiasmado que o festival é um espetáculo fora do normal e um privilégio que o Amazonas possui.

Henrique também celebrou a abordagem sobre diversidade. “A diversidade é importante não só para uma pessoa em si, mas também para a imensidade de um país. É onde nós temos várias religiões, pessoas, cores, etnias, raças.

O Garantido é vida, é paz, é harmonia, é brincadeira, é folclore. Viva o Brasil, viva o Amazonas, viva a Terra”, pontuou.


Siga-nos no Google News Portal CM7