Manaus 27º
segunda-feira - 14 de fevereiro de 2022

Patinação de Velocidade: Atleta amazonense é convocado para Seleção Brasileira

Compartilhe

Amazonas – Levando a bandeira do estado para desafios internacionais, o atleta Luis Felipe Acosta Tamayo, de 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade, para participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que será disputado de 02 a 09 de maio, em Rosário, na Argentina.

Luis foi ‘descoberto’ em uma das visitas da equipe estratégica do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), ao município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), que à época pagou as passagens áreas do jovem atleta para a sua participação no Mundial da Colômbia, que aconteceu em novembro de 2021.

“Tivemos oportunidade de ver o potencial do Luis ainda em Tabatinga e disponibilizamos passagens para ele competir no Campeonato Brasileiro, competição que lhe rendeu quatro medalhas e projeção para ser convocado para a Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade. Vê-lo representar o município de Tabatinga e o Amazonas em desafios internacionais é um orgulho para nós, que buscamos encontrar mais atletas como o Luis em nossas ações pelas cidades do estado”, afirmou o diretor-presidente, Jorge Oliveira.

Influenciado pelo pai, Luis Álvaro Tamayo, que era patinador profissional na Colômbia, o atleta amazonense começou a dar seus primeiros passos na modalidade ainda com 3 anos e 8 meses de idade. Prestes a completar 17 anos, Luis falou da sensação de representar o Amazonas no Sul-Americano.

“É uma felicidade muito grande, saber que fui convocado para correr o sul-americano da juventude e de levar a bandeira do Amazonas e do Brasil em um campeonato tão importante, desde já estou me preparando física e mentalmente para dar o meu melhor na pista e ficar entre os três primeiros lugares”, projetou Luis, que aproveitou a oportunidade para agradecer o governo pelo apoio em sua carreira.

“Graças ao apoio do Governo do Amazonas e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, consegui a classificação para participar do Mundial 2021 na Colômbia, onde tive bons resultados e consegui a vaga para correr o Sul-Americano. Agradeço ao governo por ter me apoiado e por ter acreditado no meu potencial, espero que neste ano eu possa me classificar para o mundial 2022, representando mais uma vez o estado do Amazonas”, concluiu o patinador amazonense.

Patinação de velocidade

Modalidade olímpica, o esporte é disputado de formas individuais contra o relógio ou em equipes. Os eventos geralmente são ao ar livre, em pistas com paredes inclinadas ou em circuitos de estradas fechadas.

Na modalidade, são usados patins com rodas especiais e freios não são permitidos. As provas da patinação de velocidade variam de 100m a 15.000m, com disputas de sprint, pontos, eliminação e maratona.

Vitória Supermercados