Nomofobia: você sente ansiedade e medo quando o celular não está por perto? faça o teste
Brasil – O Brasil lidera, ao lado da Indonésia, o raking dos paísesem que as pessoas mais gastam o tempo diante a tela de um celular. São em média 5 horas e 30 minutos de uso diário, 50 minutos a mais que a média universal.
Além disso, como consequência desse uso contínuo, o que vem perturbando os especialistas agora é o comportamento doentio, um verdadeiro vício, que cria medo e ansiedade quando uma pessoas se vê longe de seu aparelho celular. O mal foi batizado de mobile fobia — ou simplesmente nomofobia.
Não se trata apenas daquela agonia de querer dedilhar a telinha para responder a uma mensagem no ato ou conectar-se para saber o que se desenrola ao redor do planeta em tempo real, mas de uma ansiedade aguda e crises de medo desencadeadas sempre que o acesso a ele se restringe.
O apego que vira vício, uma necessidade incontrolável da qual a pessoa não consegue se livrar, preocupa médicos e psicólogos mundo afora. Uma nova pesquisa da consultoria global Digital Turbine lança um sinal de alerta em relação aos brasileiros.
Ela mostra que uma parcela considerável se revela incapaz de ver-se privada de seu telefone: 39% da população diz não conseguir ficar longe dele por mais de uma hora, sendo que 20% não suportam sequer trinta minutos sem sua presença.
Faça o teste de nomofobia abaixo:
Com informações via revista Veja