Brasília Amapá |
Manaus

‘Natal em Rede’ leva espetáculo natalino para a população do interior do Amazonas

Compartilhe

Amazonas – Do palco às telas, “O Mundo Encantado do Natal” garante programação para toda a população do Amazonas. A partir desta sexta-feira (15/12), o inédito “Natal em Rede” leva para o público do interior, com transmissão online pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o espetáculo musical “Simplesmente Natal”, que também estará disponível para o público em geral no Youtube da Cultura do AM.

Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a ação integra o interior do Estado à programação natalina.

Segundo o diretor artístico do Liceu, Fabiano Cardoso, o “Natal em Rede” é uma novidade que o governo traz para alcançar aqueles que não têm acesso a programações artísticas, sobretudo no período do Natal.

“A nossa ideia é levar esse espetáculo aos municípios, principalmente aqueles que não podem estar aqui na capital nesse período natalino e também aqueles que não têm uma programação assim na sua cidade.

O governo do Amazonas, ao realizar esse tipo de atividade, consegue dar oportunidade à nossa população e a todos os nossos municípios de ter uma programação riquíssima e com um grau artístico altíssimo”, destaca o diretor.

Tendo o coro como seu grande ator, “Simplesmente Natal” é uma cantata composta pelo núcleo musical do Liceu, com os corais Adulto e Infantojuvenil, Orquestra Jovem e Quarteto de Cordas, além do Grupo Experimental de Teatro, que cantam a história do nascimento de Jesus de forma linear e simples.

O coordenador do Núcleo de Música do Liceu, Neil Armstrong, ressalta a integração e adaptação dos núcleos para a realização do projeto.

“A princípio, a gente ia fazer um espetáculo cênico com um coral, mas depois a gente foi pensando como é uma transmissão, como é algo que a gente vai divulgar nas plataformas, para os municípios que contemplam o Liceu Online e tem nossas atividades, com cursos de teatro, dança, música e artes visuais, resolvemos envolver os demais núcleos para que todos os alunos do interior possam ser representados nesse projeto”, conta Neil.

Salas de Cultura

Após realizar um estudo da realidade geográfica, somado às experiências ao longo dos anos, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro formataram o projeto “Salas de Cultura”.

A ferramenta facilita o acesso à cultura, promovendo as aulas online por meio do Liceu Digital, suprindo a necessidade de amenizar as distâncias territoriais, ampliando e fortalecendo o setor artístico-cultural da região.

Programação

As primeiras localidades a receber a programação, no dia 15 de dezembro, são os municípios de Lábrea e Manacapuru, além da comunidade Vila Amazônia, que prestigiarão o musical, às 9h, nas Salas de Cultura. Os demais municípios receberão a transmissão até dia 22 de dezembro.


Siga-nos no Google News Portal CM7