Brasília Amapá |
Manaus

“Bola de fogo” é vista no Acre e autoridades acreditam em ataque russo; Veja vídeo

Compartilhe

Peru – No último sábado, 27, uma bola de fogo cruzou o céu na cidade amazônica de Pucallpa, no norte do Peru. Ela desceu rapidamente e deixou um rastro branco no céu durante o entardecer. O trajeto do objeto incandescente que passou por Pucallpa também foi observado no Acre, no Brasil.

A imprensa descreveu o objeto como “uma bola de fogo incandescente”. De acordo com as autoridades, não se trata de um meteorito e que não foi apenas um, mas sim quatro objetos que caíram em Puno. Segundo o secretário-geral da Comissão Nacional de Investigação e Desenvolvimento Aeroespacial do Peru (Conida, na sigla em espanhol), três objetos tinham forma esférica e o quarto parecia uma peça metálica irregular. Para o secretário, o mais provável é que se trate de tanques de combustível de satélites. Uma comissão da agência aeroespacial foi enviada a Puno para investigar o caso.

Autoridades americanas, por sua vez, confirmaram à BBC Mundo que “um corpo do foguete russo SL-23 retornou à atmosfera em 27 de janeiro de 2018 e passou sobre América do Sul (próximo do Peru) às 23h32 GMT (18h32 hora local) aproximadamente”. A projeção foi feita pela agência americana que faz parte do Centro Conjunto de Operações Espaciais, que monitora mais de 23 mil objetos na órbita da Terra. O corpo do foguete que voltou à Terra fazia parte de uma missão espacial para o lançamento do chamado AngoSat 1, o primeiro satélite de comunicações de Angola.

Em 26 de dezembro do ano passado, a empresa russa RSC Energia, fabricante do satélite, lançou a missão a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. No entanto, nem a empresa nem a Roscosmos, a estatal aeroespacial russa, publicaram informação sobre os objetos encontrados no Peru.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7