Brasília Amapá |
Manaus

“Ilusão digital”: Influencer que ganhava dinheiro seduzindo e expondo conversas privadas é ‘cancelada’ e processada

Compartilhe
"Ilusão digital": Influenciadora que ganhava dinheiro seduzindo e expondo conversas privadas é cancelada e processada

Brasil – Casos de exposição de conversas privadas e difamação por meio de vídeos postados na internet chamam a atenção para a necessidade de proteção da privacidade e da honra das pessoas. Recentemente, a influenciadora Raluca Granola, que vive em Mogi Mirim – SP, postou cinco vídeos na internet, alguns sem sentido, com o objetivo de expor e ridicularizar outras pessoas.

Em um dos vídeos, ela se vangloria de ter dado em cima de um inscrito, e depois de seis horas de conversa, expôs a conversa particular e humilhou tanto o inscrito quanto sua mãe. Raluca também expôs conversas com outros youtubers, como HulkBR, Bluesão e Matheus Wang.

Além disso, em outro vídeo, ela expôs conversas privadas com Jean L, um youtuber que posta conteúdo sobre academia. Raluca acusou Jean de assédio e de fazer comentários pejorativos sobre outras pessoas, chamando-o de “TikToker Maromba”, “Gado” e “Red Pill”. Na verdade Jean apenas nutriu um interesse amoroso pela influenciadora, que correspondia e tentava se aproximar dele para criar uma armadilha que servisse como novo conteúdo.

Essas atitudes, além de ferir a privacidade e a honra das pessoas expostas, também configuram crimes, de acordo com a lei brasileira. A divulgação de conversas privadas sem justa causa e que possam causar dano a terceiros é um crime, sujeito a detenção ou multa.

Divulgação de segredo – Decreto da lei 2,848 7 de dezembro 1940

Art. 153. Divulgar alguem, sem justa causa, conteudo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem:

Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa, de trezentos mil réis a dois contos de réis.

Os casos envolvendo Raluca Granola servem como alerta para a necessidade de respeitar a privacidade e a honra das pessoas, além de conscientizar sobre a responsabilidade que os influenciadores têm ao postar conteúdo na internet. É importante lembrar que a internet não é uma terra sem lei, e que ações como essas podem ter consequências graves. Além do cancelamento digital, o influenciador Jean L também disse que moveu processos no âmbito civil e criminal após ter passado pela situação.

O youtuber Diggo fez um dossiê desmascarando as alegações de Raluca que tentou justificar seus atos. O caso continua repercutindo mesmo após uma semana, tendo cada vez mais novos desdobramentos, como a adulteração de um áudio divulgado nos últimos dias como tentativa de incriminar Jean L por assédio por meio da opinião pública. Veja vídeo:

 

Outros vídeos com atualizações sobre o modus operandi de Raluca também foram expostos por outros influencers como Bluezão. Veja vídeo:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7