Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Felca rejeita convite de Hugo Motta para ir ao Congresso debater sobre adultização

Compartilhe
Felca rejeita convite de Hugo Motta para ir ao Congresso debater sobre adultização

Brasil – O influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, recusou um convite do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para participar de um debate no Congresso Nacional sobre políticas de proteção às crianças e adolescentes nas redes sociais, com foco na chamada “adultização”.

A recusa, segundo fontes próximas a Motta, foi motivada pelo desejo de Felca de evitar associação com qualquer partido ou espectro político.A sondagem de Motta ocorreu após a ampla repercussão de um vídeo publicado por Felca, no qual ele aborda a exposição precoce de crianças a conteúdos e comportamentos inadequados nas redes sociais, fenômeno conhecido como adultização. O tema gerou intensos debates online e trouxe visibilidade ao influenciador, mas também resultou em ameaças à sua segurança. Um e-mail com a mensagem “vai pagar com a vida” foi enviado a Felca, e um juiz chegou a afirmar que ele enfrenta “risco concreto à integridade física”.

Apesar disso, Felca foi recentemente nomeado parceiro da saúde mental por uma associação de psiquiatria, reforçando sua influência em pautas sociais.Embora tenha declinado o convite informal de Motta, Felca pode não conseguir evitar o Congresso. Na terça-feira, 19 de agosto, a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência aprovou um requerimento do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) para convocar o youtuber a uma audiência pública sobre o mesmo tema. A data ainda não foi definida, mas, uma vez marcada, Felca receberá um convite formal. A participação, no entanto, é opcional, e ele poderá optar por não comparecer.

Repercussão e Contexto

A discussão sobre adultização ganhou força após o vídeo de Felca viralizar, levantando preocupações sobre a exposição de crianças a conteúdos sexualizados ou impróprios nas redes sociais. O caso também gerou mobilizações políticas, como a proposta da deputada federal pelo Acre para criar uma comissão de escolta para proteger Felca durante um evento no estado, devido às ameaças recebidas.A recusa de Felca ao convite de Motta reflete sua tentativa de manter neutralidade política, mas a convocação para a audiência pública pode colocá-lo no centro do debate legislativo, quer ele queira ou não. O caso evidencia a crescente influência de criadores de conteúdo na formação de políticas públicas, bem como os desafios de segurança enfrentados por quem aborda temas sensíveis nas redes.


Felca e Cela Lopes viram réus após gravarem vídeo criticando moto ‘dando grau’ em chá-revelação: “coisa de pobre”; veja
Veja momento da prisão do homem que ameaçou a vida do youtuber Felca; veja vídeo
Polícia prende, em Olinda, suspeito de ameaçar influenciador Felca
Felca rejeita convite de Hugo Motta para ir ao Congresso debater sobre adultização
Famosos envolvidos? sensitiva prevê novas revelações e cita “queda de máscaras” após denúncia de Felca; veja vídeo



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais