Brasília Amapá |
Manaus

Expoagro 2023: competição de Três Tambores encerra Campeonato Amazonense com prêmio de R$ 20 mil

Compartilhe

Amazonas – Na 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), visitantes e simpatizantes dos esportes equestres, poderão conferir a etapa final do Campeonato Amazonense da prova de três tambores, que promete reunir competidores talentosos de várias regiões do Brasil. O evento está marcado para sexta-feira (08/12) e sábado (09/12), das 16h às 19h, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no quilômetro 2 da rodovia BR-174.

A atividade é organizada pela National Barrel Horse Association Of Brazil (NBHA/Amazonas), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Sepror.

A prova

A prova envolve velocidade e coordenação motora por parte dos competidores, que, juntamente com os animais, devem ultrapassar os três tambores em um tempo entre 17 a 20 segundos, monitorado por um juiz, em um dado percurso. Para conquistar o título, os competidores precisam alcançar os tempos mais rápidos nos dois dias do evento. Os resultados são somados ao término da competição para determinar os vencedores.

A competição de destreza e agilidade equestre contará com participantes em várias categorias, como Principiante, Infantil, Jovem, Aberta Light no primeiro dia, seguido por Amador, Feminina e Aberta no sábado. Com um prêmio total de R$ 20 mil para o campeão ou campeã da prova de três tambores, a competição também concederá medalhas e fivelas personalizadas para os demais destaques.

Com a expectativa de até duzentas inscrições de competidores de diversas faixas etárias, desde crianças de 5 anos até adultos e idosos de 75 anos, o evento destaca-se pela inclusão ao receber participantes com necessidades especiais, como autistas, demonstrando que é um esporte acessível a todos.

Sanidade animal

Para garantir o bem-estar animal, a prova atende rigorosamente aos protocolos de segurança estabelecidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e o Conselho dos Animais. A sanidade dos cavalos da Raça Quarto de Milha é essencial, exigindo a apresentação de exames negativos para mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) através do Guia de Transporte Animal (GTA).

Cabe à equipe de médicos veterinários, técnicos em agropecuária da Adaf verificar, antes dos eventos e durante as competições, as instalações, exames dos animais e, principalmente, as condições de saúde deles para que estejam em condições de competir, sem causar nenhum dano à saúde deles, pois animais sadios não contaminam outros animais.

Programação

Sexta-feira (08/12) – categorias: Principiante; Infantil; Jovem e Aberta Light

Sábado (09/12) – categorias: Amador; Feminina e Aberta.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7