Manaus 32º
terça-feira - 9 de agosto de 2022

Cientista famoso engana todo mundo após tirar foto de salame e dizer que era estrela fotografada por telescópio James Webb

Compartilhe
Cientista famoso engana todo mundo após tirar foto do salame e dizer que era estrela fotografada por telescópio James Webb

Mundo – O cientista Etienne Klein, chefe do Comissariado de Energia Atômica do governo francês fez uma piada e enganou todo mundo nas redes sociais. Uma das principais vozes da pesquisa científica na França fez muita gente acreditar que a foto de uma salame, era, na verdade, uma imagem produzida pelo telescópio James Webb.

Ele postou uma imagem macro da linguiça com a seguinte legenda: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo James Webb. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.”

De fato, a estrela de Proxima Centauri existe e é a mais próxima do planeta terra. E apesar de ser uma anã-vermelha, ela seria registrada mais ou menos assim pelo telescópio James Webb (abaixo), não como um salame. A postagem de Etienne, que era para ser uma simples brincadeira, acabou sendo levada a sério por alguns de seus seguidores.

Após a confusão, o cientista renomado fez comentários alertando para que as pessoas não acreditassem em tudo que lessem na internet. Ele ainda alertou que somente um símbolo de verificado ou mesmo uma titulação de “ciência” não é suficiente para garantir que algo seja verdadeiro.

Veja: 

“Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauro foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens…”, escreveu o pesquisador francês. “Bem, na hora do aperitivo os vieses cognitivos parecem encontrar algo para se divertir… Portanto, tome cuidado com eles. De acordo com a cosmologia contemporânea, não há objeto pertencente à charcutaria espanhola no resto do universo, exceto na Terra”, acrescentou.

Vitória Supermercados