Brasília Amapá |
Manaus

Violinista italiana apresenta concerto com temática sobre preservação da Amazônia

Compartilhe

Conscientização por meio da música é a proposta do trabalho da violinista italiana Sara Michieletto, que apresenta, juntamente com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), o concerto “Emotion for Change”, nesta quarta-feira (07), às 20h, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento tem realização do projeto Labverde e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com entrada gratuita.

Além do trabalho como violinista, Sara desenvolve, desde 2004, um projeto focado na formação de consciência emocional por meio da música. Em 2015, criou o “Emotion for Change”, um coletivo de artistas focados em criar conteúdos culturais para transformar a relação entre homem e a natureza.

Pela primeira vez  em Manaus, a violinista participa do programa de residência artística Labverde, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para discussão da natureza, paisagem e ecologia.

Para o concerto, Sara interpretará músicas de sua autoria e de importantes compositores como Vivaldi, Sanvido, Albinoni, Strozzi e Villa-Lobos, cujas criações foram inspiradas nos sons e nos fenômenos da natureza. Entre uma peça e outra, a violinista conduzirá o público pelos sons mais profundos da natureza, chamando atenção para a importância da preservação da Floresta Amazônica.

Todos os músicos da OCA participarão do concerto, que também terá dois bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas interagindo com o público. O maestro Marcelo de Jesus, que regerá a Orquestra, explica que o concerto proposto por Sara é diferente e inovador.

“Será algo bem interessante. Ela terá umas peças de improvisação, onde o instrumento imita os sons da natureza, onde se usa o arco de forma diferente, além de interpretar clássicos como a ‘Primavera’ de Vivaldi de um jeito diferente. Esse projeto é uma ação de sensibilização, então se ao menos uma pessoa do público se conectar com a proposta, já será um sucesso”, declara o maestro.

Sara Michieletto – Sara atuou por 20 anos (1998-2018) como primeiro violino na Orchestra Lirico Sinfonica ‘Teatro La Fenice’, em Veneza, e estudou com o maestro Guiseppe Volpato, pupilo de Luigi Ferro, um dos mais importantes maestros da tradição veneziana. A violinista se apresentou pelo mundo com a London Philharmonic e a BBC Orchestra, além de ter colaborado com maestros aclamados como Muti, Maazel, Masur, Pretre, Gadriner e Chung.

Emotion for Change – O projeto criado por Sara Michieletto reúne diversos artistas e músicos preocupados com a relação entre o ser humano e o planeta. Por meio de concertos, performances educacionais e vídeos artísticos, o “Emotion for Chance” estimula a conscientização e motiva os espectadores a tomarem atitudes mais sustentáveis.

Como resultado, o projeto já conseguiu o plantio de 4 mil sementes, fez com que três escolas se tornassem livres do plástico, além de ações menores, como conscientizar sobre o uso da água e da energia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7