Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Artigo: Nova Lei da CNH para idosos

Compartilhe

Com a nova lei da CNH para idosos, mudanças significativas afetam diretamente a validade da habilitação (CNH), além de surgirem novas regras, para as pessoas com idades de 50, 60 e 70 anos ou mais.

Uma das principais alterações é o ajuste nos prazos de validade do exames de “aptidão física” e “aptidão mental” para a renovação da CNH. Nessa nova ordem, os prazos seguem os seguintes critérios: De 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, de 5 anos para aqueles entre 50 e 69 anos, e, de 3 anos para os que têm 70 anos ou mais, isso mesmo, agora a validade varia de 3 a 10 anos.

Sobre a gratuidade da CNH, é uma outra novidade, para os idosos de municípios com até 50 mil habitantes. Aqueles com 65 anos ou mais e com renda per capita de até um salário mínimo, poderão obter a sua CNH de forma gratuita. Será necessário cobrir apenas a taxa de exame de aptidão física e mental. Para ter acesso ao benefício, basta procurar o Detran de sua cidade e apresentar a documentação exigida.

Com a nova lei da CNH para idosos, é preciso estar atento às penalidades, e, aos novos prazos de validade da CNH, pois, dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima, resultando em multa e pontos na carteira.

Não existe uma idade máxima para deixar de dirigir. Porém, acontece uma diminuição do período de renovação, que fica mais curto a partir dos 50 anos do habilitado. Porém, existem casos em que o período de renovação pode ser ainda menor, como uma condição médica crônica do motorista ou se ele está sob tratamento com medicamentos. Esse tipo de situação impacta a capacidade de dirigir de forma segura. Nesse caso, a recomendação é que a renovação da CNH seja realizada a cada seis meses.

Os exames são obrigatórios para todos os motoristas de todas as faixas etárias. No entanto, para os idosos, são aplicados com maior rigor, porque a capacidade de dirigir depende consideravelmente do bom funcionamento de diversos órgãos e sentidos, como visão e audição. Além disso, é necessário possuir reflexos rápidos, reação ágil aos estímulos, habilidade no controle do volante, destreza para operar os pedais e até mesmo força para acionar o freio em situações de emergência.


Siga-nos no Google News Portal CM7