Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Artigo: a mudança na CNH

Compartilhe

A sua Carteira Nacional de Habilitação vai mudar no ano que vem, isso mesmo, após a virada do Ano, no dia 1º de janeiro de 2025, importantes mudanças estarão em vigor no processo de obtenção e utilização da sua CNH, e, essas alterações serão o resultado da aprovação do Projeto de Lei 7746/2017 oriundas do governo do ex-presidente Michel Temer, que implementa um novo formato da carteirinha, com alterações de prazos e novas normas para os motoristas de veículos automáticos e manuais.

Na nova Legislação a categoria B da CNH passará a ser dividida em duas sub-classes: B1 e B2. Essa divisão refletirá as diferentes necessidades e habilidades dos motoristas, criando um sistema que beneficie a adequação às novas tecnologias veiculares de passagens de marchas e uso de embreagens e freios nos veículos, para diferenciar os condutores com base no tipo de veículo que dirigem especialmente os carros com câmbio automático. A categoria B1 será exclusiva para condutores de veículos com câmbio automático, enquanto, a B2 permitirá a condução de veículos manuais e automáticos.

A Nova regra visa a segurança das pessoas, fazendo que os motoristas sejam devidamente treinados e avaliados para o tipo de carro que utilizam. Para evitar diversos acidentes e desculpas negligenciais do tipo: “passei a marcha errada e o carro seguiu em frente sem a minha permissão…!”, a medida tem como meta aumentar a segurança no trânsito, garantindo que os motoristas tenham a formação necessária para dirigir diferentes tipos de carros, com tecnologias diferentes, principalmente aqueles que utilizam o veículo para trabalho como entregadores de mercadorias, Uber´s, Taxis, dentre outros.

Com essa mudança, os exames de direção adaptados para cada subclasse proporcionarão uma análise mais detalhada das capacidades de condução de cada candidato, principalmente aqueles que utilizam um “veículo adaptado” devido a sua condição de deficiência física e limitada, como por exemplo: Um cadeirante. Essa distinção de classe na CNH, pode reduzir o número de acidentes causados por motoristas sem a devida familiaridade com o funcionamento de transmissores manuais ou automáticos, e ainda com os câmbios digitais nos volantes. Com mais motoristas aptos a dirigir com segurança, espera-se que as vias brasileiras se tornem mais seguras e eficientes.

Para as pessoas que já detêm a CNH 2025 na categoria B a habilitação atual seguirá válida para a condução de veículos até a próxima renovação, sejam eles automáticos ou manuais, evitando assim complicações e custos extras para quem já está habilitado.

Em relação aos prazos de validade da nova CNH houve alterações, passando a ser para pessoas com menos de 50 anos, a validade de 10 anos, para pessoas com idade entre 50 e 70 anos, válida por 5 anos, e, aqueles com mais de 70 anos terão sua CNH válida por 3 anos.


Siga-nos no Google News Portal CM7