Brasília Amapá |
Manaus

Visionária: Presidente do TCE-AM, Yara Lins, lidera novos projetos para a Mulher e Saúde no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, tem se destacado como uma líder visionária ao lançar iniciativas pioneiras para a valorização das mulheres e aprimoramento da saúde pública no estado.

É a segunda vez que a conselheira Yara Lins assume a presidência do TCE-AM. Após ter presidido a Casa há quatro anos, Yara retornou ao comando da Corte de Contas para o biênio 2024-2025. A única mulher do colegiado e funcionária de carreira há 48 anos.

Eleita em Sessão Especial realizada em outubro, Yara Lins dos Santos entrou em um seleto grupo de mulheres que presidiram Tribunais de Contas no país por mais de uma vez e tem feito história em sua nova gestão.

Ouvidoria da Mulher

Em uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Yara Lins e o conselheiro-corregedor Josué Cláudio Neto entregaram a minuta do Projeto de Lei para criação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do TCE-AM. A iniciativa visa proporcionar voz e segurança às mulheres, representando um passo crucial na luta contra a violência de gênero.

Yara Lins ressaltou a importância da parceria com o Poder Legislativo, afirmando que a Ouvidoria da Mulher será um espaço fundamental para atender às demandas femininas em todo o Amazonas. O corregedor-geral do TCE-AM, Josué Cláudio Neto, destacou a amplitude do programa e enfatizou o papel das instituições públicas na defesa dos direitos das mulheres.

Blitz Saúde

Em outra frente, o TCE-AM lançou o programa Blitz Saúde, destinado a resolver problemas identificados durante inspeções em unidades de saúde. Hospitais e centros de atendimento foram alvo da ação, revelando deficiências na gestão da saúde pública estadual.

Durante a 5ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, Yara Amazônia Lins anunciou a elaboração de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) em colaboração com autoridades da saúde e da fazenda estadual. A presidente enfatizou a importância da colaboração entre os órgãos para solucionar os problemas identificados, reforçando o compromisso do TCE-AM com a melhoria dos serviços de saúde no Amazonas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7