Verdade Revelada: Fake News sobre terras dos Mura em Autazes é desmascarada pelo Portal CM7
Amazonas – O Portal CM7 Brasil continua seu compromisso de apurar situações estranhas e desmascarar informações falsas que podem confundir a população não só de Autazes, no Amazonas, mas também de outras regiões do país e até do exterior. Desta vez, o portal Amazonas Real publicou no dia 3 de abril de 2024, às 14:59h, a reportagem intitulada “Justiça ignora terra dos Mura em processo de demarcação e autoriza licenciamento”.
Nesta reportagem, o Amazonas Real coloca um vídeo, que também está no canal do YouTube, onde são mostradas acusações que a empresa Potássio estaria passando com seus carros em ramais numa localidade identificada como sendo o da comunidade Lago do Soares. No entanto, a apuração do CM7, conforme as próprias informações disponibilizadas no vídeo, levam à conclusão que as denúncias são falsa e forjadas.
A Equipe do Portal CM7 investigou as imagens e chegou à conclusão de mais uma FAKE NEWS foi promovida usando veículos de informação da imprensa amazonense.
Confira:
Coordenadas não correspondem à localização da denúncia
As coordenadas na parte superior da imagem retirada do vídeo põe em descrédito a denúncia. Usando o aplicativo da Google, conhecido por todos, e digitamos as coordenadas informadas ( 3º13’27,1344”S e 59º0’45,16956”W). Este ponto está situado na localidade de Caizônia – Amatari no município de Itacoatiara conforme mostrado pelo site do Google na internet abaixo, a mais de 36 quilômetros do local do empreendimento no município de Autazes. O arredondamento nas coordenadas foi feito pelo próprio programa Google.
Nesta próxima tela do Google foi possível medir a distância do local mostrado no vídeo falso postado pela Amazonas Real até a localidade de Urucurituba onde será implantado o porto do Projeto de Potássio Amazonas.
Não é a primeira vez
Na última quarta-feira (10), uma matéria de cunho tendencioso circulou nas redes sociais falando sobre a licença de implementação da Potássio do Brasil em Autazes, no interior do Amazonas. O Portal CM7 Brasil foi a fundo apurar os detalhes dessa fake news, inclusive com documentos que comprovam que os indígenas apoiam o progresso que o empreendimento vai trazer para a região. No documento assinado pelo tuxaua, José Antônio da Silva Lima, da terra indígena do Lago do Paracuúba, a aldeia conta com uma comissão de lideranças e somente eles podem falar em nome da tribo.
Maioria dos Indígenas querem o Desenvolvimento
No final de dezembro de 2023, representantes de 30 aldeias da etnia Mura, do município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), realizaram manifestação a favor da exploração de potássio na região. O ato aconteceu em frente à sede do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital amazonense.
Munidos de cartazes a favor da mineração e entoando palavras de ordem, os manifestantes chegaram ao local e exigiram diálogo com representantes do MPF. “Nós somos a maioria, não somos pequenas pessoas e nem fomos comprados por ninguém. Viemos por conta própria, aonde esse minério que vai ser extraído, esse projeto da Potássio, vai ser bom para o município de Autazes, bom para as áreas indígenas (…) Nós não somos tutelados por eles, nós não somos mandados por eles”, ressaltou o tuxaua da Aldeia Padre, Sidney Moreira.
Leia também:
Prefeito Thomé Neto inaugura primeira Escola Municipal de Tempo Integral em Autazes; veja
Potássio do Brasil assina Memorandos de Intenções com instituições do Amazonas para o desenvolvimento de Autazes
Sebrae-AM visita Potássio do Brasil para discutir plano de trabalho em Autazes
Potássio do Brasil destaca alta tecnologia em segurança do meio ambiente dentro do projeto em Autazes
Centro Integrado da Mulher é inaugurado em Autazes e prefeito Thomé Neto comemora: “juntos por uma cidade mais igualitária”