“Vai ficar o exemplo e o amor pelo Amazonas”: autoridades lamentam morte de Amazonino Mendes; veja vídeo
Amazonas – Políticos, autoridades, aliados e até mesmo adversários lamentaram a morte do ex-governador Amazonino Mendes que faleceu neste domingo (12), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida decretaram luto oficial no Estado do Amazonas e em Manaus.
Luto oficial
Após a confirmação da morte de Amazonino, o governador Wilson Lima decretou luto oficial de sete dias no estado e lamentou a morte do adversário político.
Nas redes sociais, Wilson Lima lamentou a morte do adversário político, e afirmou que Amazonino foi um dos maiores políticos da história do estado.
David Almeida
O prefeito David Almeida também lamentou a morte de Amazonino, e disse que o ex-governador deixa um legado construído ao longo décadas dedicadas à vida pública. O prefeito também decretou luto oficial de cinco dias em Manaus.
Quatro vezes governador do Amazonas e três vezes prefeito de Manaus, Amazonino Mendes foi internado em novembro para tratar uma crise de diverticulite – inflação no intestino grosso – e uma pneumonia. Ele chegou a receber alta, mas voltou a ser hospitalizado, no dia 25 de dezembro, após apresentar problemas respiratórios.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade também lamentou a a morte de Amazonino Mendes. “Deixa um legado de grandes ações que colaboraram com a história do nosso povo e do nosso Estado”.
O deputado federal Amom Mandel também lamentou a morte do ex-governador, e afirmou que o Amazonas perde “o criador da UEA” e o “responsável pelas principais obras em Manaus e no Amazonas”.
Descanse em paz. pic.twitter.com/RjYvENqx2u
— Amom Mandel 𝕏 (@eusouamom) February 12, 2023
Adversário de Amazonino, o ex-deputado estadual Serafim Corrêa prestou solidariedade aos familiares de Amazonino.
Acabo de ser informado do falecimento em São Paulo do ex-governador Amazonino Mendes. Embora adversários políticos a vida inteira éramos amigos desde o Colégio Dom Bosco.
Minha solidariedade à sua família nesse momento de dor e perda. pic.twitter.com/VaHhmJKlE3— Serafim Corrêa (@euserafimcorrea) February 12, 2023
A juíza Jaíza Fraxe, da Justiça Federal do Amazonas, também lamentou a morte do ex-governador, destacando a importância do ex-governador para a construção da Vara Federal de Tabatinga, no oeste do estado.
Meus sentimentos de pesar pela passagem de Amazonino Mendes. Um grande homem público. Celebrou convênio com a Justiça Federal,o que permitiu a construção da Vara Federal em Tabatinga, há cerca de 20anos
Um visionário sabedor da importância da justiça federal em área de fronteira.— Jaiza M Pinto Fraxe (@FraxeJaiza) February 12, 2023
A deputada estadual Joana Darc afirmou que Amazonino Mendes deixa um legado histórico para a política amazonense.
Amazonino deixa um legado histórico e assim como eu, amava verdadeiramente os animais. Tive o prazer de aprender um pouco de política com ele, estar na casa dele e ele na minha, e sempre estávamos rodeados de animais porque ele acreditava na nossa causa e representatividade 🙏🏻🐝 pic.twitter.com/GgXNoiDF36
— Joana Darc (@joanadarc_am) February 12, 2023
O senador Plínio Valério também se pronunciou sobre o falecimento de Amazonino e destacou as ações históricas do político. “Amazonino se foi, mas a sua história vai seguir”.
O senador Eduardo Braga afirmou que é impossível contar a história da política amazonense das últimas cinco décadas sem citar Amazonino. Braga também afirmou que o ex-governador “tornou-se referência para as gerações subsequentes”.