Manaus 32º
terça-feira - 27 de setembro de 2022

Temporal afunda embarcações e destelha casas no interior do Amazonas; veja vídeo

Compartilhe
Temporal afunda embarcações e destelha casas no interior do Amazonas; veja vídeo

Amazonas – Um forte temporal causou pânico aos moradores do município de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), na tarde desta segunda-feira (26). O vendaval provocado pela tempestade chegou a afundou embarcações, derrubou várias árvores, destelhou inúmeras casas, e até desprendeu a estrutura do porto fluvial do município.

Veja vídeos:

 

 

De acordo com o Secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, Jackson Iury Rocha da Silva, duas equipes já estão em operação no município para contabilizar os estragos causados pela forte ventania, e se há possíveis vítimas.

“O que sabemos até o momento é que têm várias casas destelhadas, árvores caídas e o porto se desprendeu. Estou esperando resposta de duas embarcações de pequeno porte que afundaram [sobre possíveis vítimas]”, destacou o secretário.

Segundo o secretário, os trabalhos já começaram para a retirada de árvores caídas das vias públicas, e para o apoio aos desalojadas. “Estamos averiguando as casas dos desabrigados, e dando o suporte necessário para os desalojados”, disse.

O secretário destacou ainda que, por enquanto, considera a situação sob controle, mas que está esperando informações sobre a situação das pessoas que estavam nas embarcações que afundaram no momento da ventania. “Só iremos acionar o Estado quando fizermos um novo levantamento e se virmos que está mais crítico a situação do que prevíamos”, informou Jackson Iury.

A fisioterapeuta, Sarah Lopes, que é moradora do bairro Vila Sônia, onde fica localizado o porto da cidade, disse que a forte ventania começou de forma inesperada. “Foi muito aleatório, uma tarde de sol normal, e do nada foi se formando o tempo de chuva, passou mais ou menos 1h com aquela cara de que ia chover, e do nada uma ventania forte, aí comecei a filmar”, relatou a moradora do município.

Ela conta que, em questão de segundos, embarcações e flutuantes começaram a se desprenderem e irem para o meio do rio. Ela, que mora em uma área que tem vista para o rio, que fica em frente à cidade, presenciou todo o momento de pânico.

“Passaram a UBS fluvial e o flutuante que fica no porto da cidade, sendo levados pela ventania, embarcações sendo levadas, o teto do meu irmão foi levado quase todo também”, relatou Sarah.

“[Foram momentos de] muita aflição vendo as pessoas dentro da embarcação sendo levadas, e aqui na rua parecia que a gente estava naquele filme “Estrada da Fúria” de tanta areia e poeira na rua. Essa ventania durou uns 30 a 40 minutos”, disse a moradora.

Sarah relatou ainda que não houve uma tempestade forte após a ventania. Ela também contou que o município está com problema de queda de energia após o episódio. “Choveu uns minutos depois do vento, mas só foi mais a ventania mesmo”, disse Sarah.

Segundo a empresa de serviços meteorológicos Climatempo, a previsão de tempo para Jutaí amanhã (27) é de sol com algumas nuvens, e pode chover rápido durante o dia e à noite. A previsão de temperatura máxima é de 33ºC e mínima de 24ºC, com 67% de chances de chuva, segundo a empresa Climatempo.



Vitória Supermercados