Brasília Amapá |
Manaus

Saiba quais serviços estarão em funcionamento durante o ponto facultativo nesta sexta-feira (30)

Compartilhe

Amazonas – O Governo do estado do Amazonas decretou a dispensa de trabalho nas repartições públicas, autarquias e fundações nesta sexta-feira (30), atendendo a uma solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

Essa medida leva em conta a realização do 56° Festival Folclórico de Parintins, que tem início na sexta-feira.

A solicitação da CDL Manaus argumenta que essa medida reduzirá o impacto do deslocamento da população para o município-sede do festival sobre a atividade comercial da capital.

Apesar do ponto facultativo, os serviços de saúde e segurança funcionarão em regime de plantão. Além disso, o Executivo Estadual determinou que a Secretaria de Educação (Seduc) deverá compensar as horas normais de ensino.

Saúde 

Na área da saúde, as 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) funcionarão normalmente, em regime de plantão de 24 horas.

Isso inclui os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e UPAs atenderão casos de urgência de baixa e média complexidade, enquanto os seis prontos-socorros, três para adultos e três para crianças, atenderão casos graves. O atendimento às grávidas nas sete maternidades do estado também não sofrerá alterações.

No que diz respeito à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de Quimioterapia funcionará normalmente na sexta-feira, e as consultas de Oncologia Clínica agendadas ocorrerão como programado.

As unidades que realizam atendimento ambulatorial, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornarão às atividades na segunda-feira (3), para consultas agendadas.

Essas unidades bloqueiam suas agendas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não marcam consultas nesses dias pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

No interior do estado, os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão 24 horas.

Segurança Pública 

Na área de segurança pública, as centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) Zona Centro-Sul, Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai) funcionarão em regime de plantão 24 horas.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) atenderão os registros de ocorrências dentro de suas áreas de atuação. Durante esse período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual.

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente na segunda-feira (3), das 8h às 17h.

Assistência Social 

No que se refere à cidadania, as cozinhas populares do programa Prato Cheio funcionarão normalmente na sexta-feira, servindo sopas gratuitas das 11h às 13h.

Os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) não funcionarão neste ponto facultativo, com exceção dos Centros de Convivência Miranda Leão e 31 de Março, que terão uma programação junina. As atividades nos demais Centros serão retomadas na segunda-feira (3).

Em relação aos atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), na capital, seguirá funcionando normalmente em regime de 24 horas.

Já o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, voltará a atender na segunda-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7