Rio Negro marca 28,03 metros e mantém ritmo de vazante, aponta SGB
Amazonas – O processo de vazante continua nos principais rios da Bacia do Rio Amazonas, segundo o 32º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Nesta quarta-feira (13), o rio Negro marcou 28,03 metros em Manaus. Em Boa Vista (RR), o rio Branco está com 4,62 metros, e em Porto Velho (RO), o rio Madeira registra 4,65 metros. Em todas as estações monitoradas pelo SGB, os níveis seguem em redução.
De acordo com o pesquisador André Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), as medições estão dentro da faixa de normalidade para esta época do ano. Em Tabatinga (AM), o rio Solimões desacelerou o ritmo de descida após chuvas na região, alcançando 5,46 metros. Na semana anterior, o nível caía rapidamente, gerando preocupação sobre a possibilidade de atingir marcas abaixo do esperado, cenário que não se confirmou.
“A chuva alterou um pouco o comportamento da intensidade de descida e há até uma boa possibilidade de ocorrência de repiquete, ou seja, que o nível suba um pouco em resposta às chuvas”, explicou Martinelli.
O monitoramento é realizado por meio de estações que integram a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% dessas unidades, gerando dados que auxiliam sistemas de prevenção de desastres, gestão de recursos hídricos e pesquisas científicas. As informações são disponibilizadas diariamente na plataforma SACE.


