Manaus 32º
terça-feira - 7 de dezembro de 2021

Presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, recebe medalha Ruy Araújo, na Aleam

Compartilhe

Amazonas — O presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, recebeu nesta terça-feira, 07 de dezembro, a medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A entrega da medalha aconteceu em Sessão Especial de outorga no Plenário Ruy Araújo, sede da Aleam, e reuniu autoridades, familiares e colaboradores da Samel.

Proposta pelo deputado Sinésio Campos, a condecoração se deu aos relevantes serviços prestados pelo presidente da Samel à população do Estado, e foi iniciada com o discurso do deputado, que exaltou os esforços realizados por Luis Alberto Nicolau à frente do Grupo Samel, principalmente durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19 no Amazonas.

Logo depois, a cerimônia foi marcada pela entrega da medalha Ruy Araújo pelas mãos do deputado Sinésio Campos a Luis Alberto, que recebeu uma salva de palmas dos presentes. O deputado Tony Medeiros também homenageou o presidente da Samel em seu discurso, agradecendo a assistência dada aos cantores amazonenses vítimas da Covid-19, e o também deputado estadual, Ricardo Nicolau, irmão de Luis Alberto, também realizou seus agradecimentos ao irmão, destacando a sua dedicação à frente do grupo.

Em seu discurso, Luis Aberto agradeceu a homenagem e falou sobre a trajetória de seu pai, Dr. Luiz Fernando Nicolau, falecido em 2020, que deixou em suas mãos um grande legado. Luis Alberto também destacou a inauguração, em 2022, do Hospital Samel Aleixo, que transformará a instituição no maior complexo hospitalar privado da região Norte, que contará com novas tecnologias, muitas delas desenvolvidas no Samel Health Tech, laboratório de desenvolvimento de tecnologias da instituição voltado para a área de saúde.

Ao final da solenidade, houve uma apresentação musical do sambista Andrezinho do Molejo, dos bumbás Garantido e Caprichoso, e do grupo da Escola de Samba Unidos do Alvorada, que homenageará a Samel no carnaval de Manaus de 2022.

O homenageado

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nilton Lins e com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luis Alberto Saldanha Nicolau nasceu na cidade de Manaus, Amazonas, é casado com Jeanne Cristine Mendonça Nicolau e pai de Julianne Cristine Mendonça Nicolau, Luiza Fernanda Mendonça Nicolau e Luis Alberto Mendonça Nicolau Filho.

Filho do médico neurocirurgião Luiz Fernando Sarmento Nicolau e de Sônia Santoro Saldanha Nicolau, e irmão do vereador Hiram Nicolau e do Deputado Estadual Ricardo Nicolau e do ex-vereador Hiram Nicolau, Luis Alberto Nicolau se interessou pelos negócios da família ainda muito jovem, e iniciou sua carreira profissional aos 17 anos ao lado do pai, Dr. Luiz Fernando, na presidência do Grupo Samel.

Em sua trajetória à frente de um dos maiores grupos de assistência médico-hospitalar da Região Norte do Brasil, Luis Alberto tem se dedicado ao crescimento da Samel, que é detentora de importantes certificações de qualidade, como a Certificação “Acreditado em Excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entre outras, além da expansão do grupo, que possui sete unidades em diversas áreas da cidade, além de mais duas que serão inauguradas em 2022. 

O mais recente desafio enfrentado por Luis Alberto Nicolau foi o combate à pandemia de Covid-19 que assolou o Amazonas, onde o Grupo Samel não mediu esforços para socorrer a população, desenvolvendo, em tempo recorde, um chatbot de triagem de sintomas do novo coronavírus; o serviço de Telemedicina, que permite consultas online com médicos de diversas especialidades a fim de evitar o deslocamento do paciente até uma unidade hospitalar sem a real necessidade; e a Cápsula Vanessa, método que permite o uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) desenvolvida pela Samel em parceria com o Instituto Transire que foi usado não só nas unidades do grupo, como no Hospital Municipal de Campanha Gilberto Novaes, em mais de 40 municípios do Amazonas, em vários outros estados, como Pernambuco, Acre, Pará e Roraima, entre outros, e até no exterior, como na Bolívia.

Além disso, durante a segunda onda da Covid-19 no Amazonas, Luis Alberto, através da Samel e em parceria com um grupo de pesquisadores, trouxe o medicamento proxalutamida em pacintes acometidos pelo novo coronarívus nos hospitais Samel, que salvou muitas vidas.

Medalha Ruy Araújo

Instituída em 1981 pela então deputada Socorro Dutra Lindoso, é uma homenagem da Aleam para quem atua de maneira honrosa e se destaca no meio político, jurídico ou cultural, e demais segmentos da sociedade amazonense.

* Com informações da assessoria

Vitória Supermercados