Brasília Amapá |
Manaus

PF destrói balsas do garimpo ilegal nos estados do Amazonas e Rondônia; veja vídeo

Compartilhe
PF destrói balsas do garimpeiros ilegal nos estados do Amazonas e Rondônia

Amazonas – A Polícia Federal com apoio do Ibama e ICMBIO realizam na última quarta-feira (12) uma operação para destruir balsas de garimpeiros que atuam ilegalmente no Rio Madeira, em Rondônia e no Amazonas. A partir da análise de imagens de satélite, peritos da corporação identificaram dragas instaladas no local para explorar ouro.

A motivação para a ação de destruição das balsas de garimpo no Rio Madeira foi iniciada pelo Greenpeace que realizou um dossiê de denúncias para o Ministério Público Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Ministro da Justiça, Anderson Torres, determinou que a Polícia Federal realizasse na manhã desta quarta-feira (feriado nacional) mais uma operação com o apoio do IBAMA e ICMBIO.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, defendeu a ação policial (PF), em parceria com Ibama para tentar desmantelar uma rede de exploração irregular de ouro que se formou no Rio Madeira em Rondônia e Amazonas.

Segundo a ONG (Greenpeace), ao menos 100 balsas estavam ancoradas na região da comunidade de Fortaleza do Bom Intento.

As ações objetivando destruir balsas que realizam garimpagem no Rio Madeira está sendo intensificada novamente de 2022 por uma ação conjunta entre PF, IBAMA e ICMBIO.

Em novembro do ano passado, a PF já havia destruído 131 balsas que serviam ao garimpo no mesmo local, segundo a investigação. Na ocasião, o Rio Madeira abrigou uma espécie de “cidade flutuante” formada por mais de 300 balsas de garimpo.

Imagem: Willian Ferreira / Informações: Victoria Bacon de Porto Velho-RO


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7