Brasília Amapá |
Manaus

Novo Terremoto é sentido na divisa do Amazonas

Compartilhe

Amazonas – Um novo terremoto foi sentido na divisa com o Amazonas com o Acre, oito dias após registrar um terremoto de magnitude 6,6, o município de Tarauacá, no interior do Acre, na divisa com o Amazonas, que voltou a ter um tremor de terra detectado. Na madrugada deste domingo (28), por volta das 4h no horário local, um abalo sísmico de magnitude 6,5 foi captado pela Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS).
De acordo com a agência, o epicentro foi localizado a 609,5 km de profundidade e a 66 km da zona urbana do município.

Ainda conforme o monitoramento, apesar da magnitude, o tremor não ofereceu risco à superfície por conta da profundidade na qual ocorreu. Apesar da profundidade, moradores relatam terem sentido o tremor até na capital Rio Branco, localizada a pouco mais de 400 km de Tarauacá.

Até o momento, não há relatos de amazonense terem sentido o tremor.

 

Maior tremor de terra da história do Brasil

A Região Norte registrou, no último sábado (20), o maior tremor de terra da história do Brasil. Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 18h31 no horário de Brasília, 16h31 no horário local.

Embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos informe que o terremoto tenha ocorrido próximo a Tarauacá, no Acre, as coordenadas exatas do tremor apontam para uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.

Até agora, não há registro de danos. Isso porque o abalo ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permite a dissipação da energia. Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7