Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

MPAM realiza inspeção em único abrigo para idosos no município de Iranduba

Compartilhe
MPAM realiza inspeção em único abrigo para idosos no município de Iranduba

Amazonas – Único abrigo de longa permanência para idosos em Iranduba, a instituição de acolhimento Casa de Sara recebeu uma inspeção do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da cidade. A vistoria, coordenada pelo promotor titular da comarca, Gérson de Castro Coelho, foi feita na última sexta-feira (1º/08).

A inspeção teve como objetivo apurar a procedência de uma denúncia anônima, além de reunir informações para subsidiar um procedimento preparatório que apura a falta de um abrigo municipal de idosos em Iranduba.

A vistoria verificou que os banheiros do lar de acolhimento precisam urgentemente de reformas, pois a maioria não está em bom funcionamento. Também foi constatado um problema com a rede de esgoto, que não tem capacidade para dar vazão à água dos banheiros. Segundo relato dos moradores, em períodos de fortes chuvas, a questão com o saneamento traz outro problema para os residentes da instituição: a água não escoa, o térreo alaga e os idosos são expostos ao risco de quedas e à proliferação de doenças.

Também foi registrado que o espaço, que deve comportar dez idosos, atualmente abriga 12. De acordo com o relatório ministerial da inspeção, a situação evidencia a necessidade de um abrigo municipal voltado para essa população, evitando, assim, que a instituição precise ultrapassar a capacidade de acolhimento.

Durante a visita, foi descartada qualquer situação de maus-tratos contra os idosos que vivem na Casa de Sara. Embora o lugar apresente problemas pontuais de infraestrutura e precise de reformas, a promotoria verificou que os idosos contam com assistência diária e qualificada. Todos os idosos entrevistados confirmaram que são bem cuidados e estão satisfeitos em residir no lugar.

A equipe que atua com os idosos é composta por seis cuidadores voluntários, dois assistentes sociais, uma técnica de enfermagem, uma cozinheira, uma psicóloga e um educador físico. O pagamento dos profissionais é feito pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social.

Atuação do MP

No relatório, o promotor Gérson de Castro ressaltou a importância da inspeção ministerial, não apenas para verificar a veracidade das denúncias reportadas ao MP, mas também como forma de detectar outras demandas. “Durante a inspeção, constatamos que os idosos abrigados na Casa de Sara estão recebendo um ótimo atendimento, necessitando a instituição, todavia, de receber algumas manutenções”, pontuou o membro do MPAM, ressaltando que, a partir de agora, a promotoria deve realizar visitas mensais ao local.

A promotoria solicitou que a responsável pelo lar de acolhimento encaminhe a ficha pessoal de cada idoso residente da instituição, bem como informações relativas aos prestadores de serviço, receitas e despesas do estabelecimento, para acompanhamento regular pelo Ministério Público.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais