Manaus 32º
quarta-feira - 14 de setembro de 2022

Visa Manaus promove capacitação sobre boas práticas sanitárias a comerciantes de feira de agronegócios

Compartilhe

Manaus – A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) promoveu, nesta quarta-feira (14), uma capacitação especial para os comerciantes de alimentos e bebidas que vão atuar na VI Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro no campus da instituição, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

Assim como nas capacitações para os permissionários do festival “#SouManaus Passo a Paço 2022”, no início do mês, as fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (GEVAli) da Visa Manaus explicaram aos comerciantes a importância das boas práticas sanitárias para prevenir riscos durante a manipulação de alimentos, reforçando a segurança sanitária do público consumidor. A formação aconteceu no auditório Vânia Pimentel, no bloco Unicenter da universidade, pela manhã.

“Além de reiterar a necessidade dessas práticas, também mostramos várias estratégias que os vendedores podem adotar para melhorar os processos de trabalho nesse tipo de evento, como, por exemplo, armazenar previamente os molhos que serão oferecidos ao público, conservar de forma adequada ingredientes e alimentos prontos, realizar a higiene constante das mãos, dos equipamentos e instalações, entre outras”, explica a fiscal especialista Luciana Fares, uma das ministrantes da capacitação.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, enfatizou o viés educacional e preventivo das ações da Visa Manaus na atual gestão.

“O que temos buscado, sob a orientação e o apoio do prefeito David Almeida, é tornar a Vigilância municipal cada vez mais atuante no aspecto preventivo, levando informação à população para que esta adote hábitos mais saudáveis. Isso vale tanto para a cadeia produtiva, no caso, o empresário, o comerciante e o prestador de serviço, quanto para a cadeia consumidora, ou seja, o cidadão que adquire o produto ou serviço”, explica.

Além dos grandes eventos, como o “Passo a Paço”, onde a Visa capacitou previamente os permissionários dos serviços de alimentação e depois fiscalizou esse trabalho in loco, foram inspecionados os pontos de venda durante todos os dias do festival.

“Também realizamos ações constantes junto à população, como é o caso da Operação Café da Manhã Seguro, que tem percorrido estabelecimentos alimentícios aos finais de semana, levando o conhecimento das boas práticas sanitárias aos trabalhadores e ao público nos dias de maior demanda, cuidando para que esse tipo de serviço aconteça dentro das normas recomendadas de segurança sanitária”, conclui o diretor.

Após a capacitação, a equipe da GEVAli irá retornar à feira entre os dias 21 a 25, para inspecionar os serviços de alimentação e verificar o cumprimento das boas práticas sanitárias.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected]

Vitória Supermercados