Brasília Amapá |
Manaus

‘Tigrão’: 39 “gatos” são encontrados pela Amazonas Energia em mansões de condomínios de luxo na Ponta Negra

Compartilhe

Manaus – Cerca de 39 “gatos” foram encontrados pela Amazonas Energia em condomínios de mansões luxuosas no bairro Ponta Negra, localizada na zona Oeste de Manaus.

Segundo informações, as fraudes de energia foram descobertas por meio de denúncias anônimas realizadas na última semana do mês de abril.

Na grande maioria dos casos, as denúncias de possíveis irregularidades na rede de energia elétrica  partem dos próprios vizinhos ou são notadas pelos leituristas, quando realizam a visita mensal para anotar os dados do consumo de energia das casas.

Com a denúncia no condomínio de alto padrão, foi realizada uma operação de três dias para visitar 61 imóveis terrestres e flutuantes na Marina. .

Das 61, 39 residências foram flagradas com ”gato”  (furto de energia elétrica por meio de ligações clandestinas).

Nessa situação, foi constatado que as residências não tinham medidor e mantinham ligação direta com a rede de energia elétrica.

A Amazonas Energia, com base na legislação brasileira que regulamenta a questão, recomenda que o interessado em obter energia na residência, solicite uma ligação nova antes de iniciar qualquer tipo de obra, independente do porte, para que casos assim não ocorram.

Novas ligações e cortes

Durante a operação, as casas que possuíam ligações clandestinas, foram normalizadas. A concessionária de energia instalou medidor e criou unidade consumidora para a residência. A partir da regularização, o proprietário passará a receber as faturas no endereço cadastrado e também informes pelo SMS de ações relacionadas à energia como interrupções programadas, envio da fatura etc.

As casas que não pagaram as contas de energia em aberto e que não se regularizaram,  tiveram a energia cortada.

A medida extrema foi adotada em 24 unidades consumidoras. Os proprietários ou os representantes legais podem reativar o serviço, desde que negociem os valores atrasados. As negociações podem ser realizadas nas lojas de atendimento, pelo aplicativo “Amazonas Energia”, site e call center (0800 701 3001).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7