Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Secretário Júnior Mar representa Manaus em imersão internacional sobre ensino da matemática na Universidade de Stanford

Compartilhe
Secretário Júnior Mar representa Manaus em imersão internacional sobre ensino da matemática na Universidade de Stanford

Manaus – O secretário municipal de Educação de Manaus, Júnior Mar, está participando de uma imersão acadêmica na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), uma das instituições de maior prestígio do mundo. O encontro reúne, entre os dias 17 e 19 de setembro, pesquisadores, gestores e especialistas da educação de todo o Brasil para discutir soluções concretas para um dos maiores desafios do país: a aprendizagem da matemática.

Manaus participa como destaque por representar a terceira maior rede de ensino municipal do Brasil, com mais de 250 mil de estudantes atendidos. Além da capital amazonense, também integram o evento os secretários de Educação de São Paulo, Fernando Padula, e do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, responsáveis pelas duas maiores redes municipais do país.

Segundo o secretário Júnior Mar, a participação da rede manauara em um evento internacional dessa magnitude reforça o compromisso da gestão com a busca de práticas inovadoras que fortaleçam a qualidade do ensino.

“O Brasil tem ocupado as últimas colocações nos índices de desempenho em matemática, e essa imersão é uma oportunidade para conhecermos experiências bem-sucedidas, tanto nacionais quanto internacionais. Aqui em Stanford, estamos debatendo metodologias, estratégias e cases de países que têm avançado na disciplina. Nosso objetivo é levar esse conhecimento para dentro das salas de aula de Manaus, valorizando o trabalho dos professores e ampliando as conquistas dos nossos estudantes”, destacou o secretário.

A programação do evento contempla palestras, oficinas e painéis com temáticas atuais, como Aprendendo com Referências Globais – Casos da Polônia e Lesson Study Alliance, A Matemática no Brasil Hoje e a palestra magna, A Matemática é para Todos. Além disso, há sessões práticas que permitem aos gestores experimentar metodologias aplicadas em diferentes contextos educacionais.

Um dos diferenciais da imersão é a presença de pesquisadores brasileiros que atuam no Vale do Silício, financiados pelo Centro Lemann. Eles apresentam levantamentos e análises de experiências internacionais que podem servir de referência para redes públicas brasileiras.

Para Júnior Mar, a experiência também é uma forma de reafirmar o compromisso da Prefeitura de Manaus em investir na educação como prioridade da gestão do prefeito David Almeida.

“A orientação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior é clara: buscar sempre o que há de melhor para a nossa rede municipal. Estamos aqui representando a grandiosa Secretaria Municipal de Educação de Manaus com a certeza de que retornaremos com aprendizados valiosos para fortalecer a nossa política educacional. Essa troca internacional é fundamental para que possamos avançar em resultados e garantir que a matemática, muitas vezes vista como um obstáculo, se torne uma ferramenta de transformação para os nossos estudantes”, reforçou.

O evento em Stanford se soma a outras iniciativas que vêm sendo implementadas na rede municipal de Manaus, como a formação continuada de professores, o incentivo ao uso de tecnologias educacionais e a valorização de metodologias inovadoras para o ensino da matemática. A expectativa é de que as experiências compartilhadas durante os três dias de imersão sirvam de inspiração para novas práticas e projetos na capital amazonense.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais