Manaus 32º
sábado - 12 de novembro de 2022

Saiba como será o funcionamento das repartições públicas do Estado neste feriadão prolongado; confira

Compartilhe

Manaus – Os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança pública funcionarão em regime de plantão no feriado prolongado em alusão à Proclamação da República, celebrado no dia 15, e no ponto facultativo da segunda-feira (14/11), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Confira o detalhamento dos serviços.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo do dia 14 de novembro e no feriado do dia da Proclamação da República (15/11).

Vão funcionar os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior do estado, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares, com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na quarta-feira (16/11). Como as agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana e feriados, não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias, não havendo necessidade de remarcações.

Fundações

Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.

A Fundação Cecon informa que estão mantidas as sessões de radioterapia e quimioterapia agendadas para a segunda-feira (14/11), ponto facultativo. No feriado de Proclamação da República (15/11), estão mantidas somente as sessões de quimioterapia. Os demais serviços ambulatoriais não funcionarão durante o ponto facultativo e feriado, retornando normalmente na quarta-feira (16/11).

A coleta de sangue no Hemoam funcionará normalmente apenas na segunda-feira (14/11), e será retomada normalmente a partir da quarta-feira (16/11), das 7h às 18h. Apenas serviços de Urgência estarão abertos aos pacientes durante o feriado.

O estoque da instituição necessita de doadores, principalmente dos tipos O positivo e O negativo, que apresentam queda de 40% no estoque. As chuvas recentes e a alta incidência de síndromes gripais são apontadas como causadoras dessa baixa no comparecimento de doadores.

Segurança Pública

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular, em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

Já as delegacias de Polícia Civil terão um esquema especial para o feriado prolongado. O órgão informa que somente as centrais de flagrantes 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24h, bem como as Delegacias Especializadas Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na quarta-feira (16/11), das 8h às 17h.

Endereços

AIBA O 1° DIP está situado na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus; o 6° DIP na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte; o 14º DIP na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste; e o 19° DIP na avenida Coronel Teixeira, bairro Santo Agostinho, zona oeste.

A DEHS fica localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste; a DECCM centro-sul, no bairro Parque Dez de Novembro; a Depca na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul; e a Deaai na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

Registro de Ocorrência

O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Para registrar o BO, o noticiante deve ser cadastrado no site do Governo Federal, por meio do endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br.

Cidadania

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) informa que, por conta do feriado prolongado, os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD) e demais atividades da Sejusc retornam na próxima quarta-feira (16/11).

Já o Serviço Emergencial de Apoio à Mulher (Sapem) Centro-Sul atende normalmente durante este período de feriado.

Cultura

Nas segundas-feiras os espaços culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa não estão disponíveis para visitação. Saiba como fica o funcionamento dos espaços culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no feriado, 15 de novembro.

O Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro e Palacete Provincial funcionarão das 9h às 13h. O Museu do Seringal das 9h às 15h. A Galeria do Largo e Casa das Artes vão funcionar das 15h às 20h. O Centro Cultural Povos da Amazônia estará fechado para visitação.



Vitória Supermercados