Rio Negro está a um metro da seca histórica de 2023 e fumaça volta a encobrir a cidade
Manaus – O Rio Negro está a menos de dois metros da seca histórica de 2023, em Manaus. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, nesta sexta-feira (27), o rio está medindo 13,72 metros, 1,02 metro a mais que a cota mais baixa já registrada em 121 anos de medição: 12,70 metros.
Manaus está em situação de emergência por conta da seca do rio, que é um afluente do Rio Amazonas. A praia da Ponta Negra, principal balneário da cidade já foi fechada para banho, devido ao baixo nível do rio e já é possível observar o impacto da seca, a corda antes que era utilizada para sinalização de área segura para banhistas, hoje ela está na areia da praia. No Porto da Capital, a seca também tem mudado a paisagem do local. A cidade pode, inclusive, sofrer com a escassez de peixes.
A previsão inicial do governo do estado é de que, neste ano, o Amazonas tenha uma seca severa nos mesmos moldes ou até pior do que o estado viveu no ano passado.
Outro impacto que traz preocupações sao os inúmeros focos de incêndio e também a cortina que enconbre a cidade tornando o ar insalubre conforme mostra o SELVA – Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental.
Veja abaixo: