Manaus

Restaurante Caxiri foi fundamental para Manaus ser elogiada no New York Times

Compartilhe

Manaus – No dia 12 de janeiro desde ano, o jornal americano New York Times publicou os melhores destinos turísticos do mundo para visitar em 2023, e colocou a capital amazonense Manaus em 41º lugar, dando ênfase na culinária local. Inclusive o restaurante Caxiri, localizado no Centro Histórico de Manaus, foi visitado pelo jornalista Federico Rios, que fez questão de pôr a foto de um prato típico em destaque no artigo. 

Na menção à capital amazonense, o diário nova-iorquino sugere alguns restaurantes para o turista que decidir mergulhar na culinária de origem indígena.

O artigo ainda destaca que os: “restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manaus pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas, ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, os ingredientes amazônicos são uma realidade.”.

A publicação aqueceu o coração do amazonense, ainda mais aquele que trabalha fomentando de certa forma a cultura da cidade. 

Vale ressaltar que Manaus foi a única cidade brasileira que apareceu na pesquisa entre os 52 melhores destinos turísticos do mundo para conhecer. O artigo chegou a citar os Lençóis Maranhenses, que é um famoso ponto turístico do Brasil, mas de município, apenas a ‘Paris dos Trópicos’.

O restaurante Caxiri

O Caxiri é localizado em um Casarão que possui 110 anos,  no centro Histórico de Manaus, ao lado do Fabuloso Teatro Amazonas. Seus janelões se debruçam com uma bela vista para o Largo de São Sebastião.

O restaurante funciona de terça-feira a domingo, para almoço e jantar, além de também estar disponível para sediar eventos corporativos e sociais, com capacidade para 110 pessoas. 

Todo o Menu  contemporâneo é de autoria da Cheff Débora Shornik, e possui apresentação com toques de toda a diversidade de nossos inúmeros elementos amazônicos, dessa rica biodiversidade de matos, frutos, peixes e a ancestralidade dos povos.

“A sensibilidade e o amor é o que mais define o cuidado que ela elabora todos os produtos de seus seleto menu”, disse o proprietário do restaurante, Silfran Bello, que está radiante de felicidade por ter contribuído para o destaque de Manaus no NYT. 

Para mais informações sobre o restaurante, entre em contato pelo (92) 98405-4769.