Prefeitura de Manaus reforça assistência a mais de 2 mil famílias afetadas pela subida dos rios
Manaus – A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 14 de julho, uma nova fase da operação “Cheia 2025”, voltada ao atendimento de 2.264 famílias impactadas pela cheia dos rios na capital. Na ocasião, o rio Negro registra 28,99 metros. A ação conta com a integração de diversas secretarias municipais, da Marinha do Brasil e da concessionária Águas de Manaus, com o objetivo de garantir apoio emergencial às comunidades ribeirinhas e urbanas mais afetadas.
A operação é coordenada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundo Manaus Solidária (FMS), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
Serão distribuídas de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, colchões e água potável. Um navio da Marinha irá prestar suporte logístico no píer 355, enquanto a Águas de Manaus irá colaborar com a entrega de água.
As entregas seguirão um cronograma emergencial elaborado com base em mapeamentos da Defesa Civil, utilizando apoio terrestre e fluvial para assegurar um atendimento eficiente e humanizado às famílias em situação de vulnerabilidade.
Na fase anterior da operação, a Prefeitura construiu 3 mil metros de pontes nos bairros Educandos, Centro, São Jorge, Aparecida, Presidente Vargas, Mauazinho, Cachoeirinha e Praça 14 de Janeiro, facilitando o deslocamento das famílias residentes em áreas alagadas.
Veja reportagem: