Manaus 32º
quarta-feira - 10 de agosto de 2022

Prefeitura de Manaus promove palestra sobre “Desafios da Liderança na Gestão Pública”

Compartilhe

Manaus – Como parte do processo de organização do curso de Formação de Gestores Públicos e Novas Lideranças Municipais, proposto pelo prefeito de Manaus, David Almeida, a prefeitura realizou na tarde desta quarta-feira (10), no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, s/nº, no Centro, a palestra “Desafios da Liderança na Gestão Pública”. 

A abertura do evento foi comandada pelo secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, e o diretor-geral da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional, Júnior Nunes. Na ocasião, o secretário Ebenezer Bezerra explicou que a palestra é a apresentação do curso de Formação de Gestores Públicos que consta no plano de governo da atual gestão municipal.

“Nós estamos fechando, junto com a Escola de Contas Públicas, do Tribunal de Contas, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas, um calendário para a realização do curso, que deverá iniciar ainda este ano, com conclusão prevista para o ano que vem”, enfatizou Bezerra.     

O evento, coordenado pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), tem como objetivo oferecer ao público-alvo um programa de capacitação personalizado, visando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o fortalecimento de uma metodologia de trabalho pautada nas mais modernas e eficazes práticas da Administração Pública, que conduzam pessoas e equipes à alta performance.

Proferida pelo conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), a palestra foi direcionada para secretários, subsecretários e gestores da administração municipal. Ele afirma que tem observado os esforços da administração pública, em geral, para preparar os seus servidores, e elogiou a iniciativa da prefeitura com a capacitação de seus gestores. 

“Eu parabenizo a atual gestão por promover esse tipo de encontro. É como eu disse, é extremamente importante preparar o líder, o gestor principal de uma equipe, para que os resultados apareçam”, comentou o conselheiro Érico.

Após a palestra, o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, egresso do TCE-AM, destacou os resultados das ações do conselheiro Érico Desterro na presidência do tribunal, com a implantação de ferramentas de gestão e liderança. Segundo ele, a capacitação dos gestores refletirá em benefícios para a população.

“Os grandes problemas que a prefeitura enfrenta, além dos que já são conhecidos, é poder trabalhar com uma equipe que esteja motivada. E motivação perpassa por uma questão de liderança. A partir do momento em que o prefeito David Almeida capacita os seus líderes para que possam conduzir as suas equipes com maestria, não tenho dúvida que o benefício será para a população de Manaus”, disse.

Vitória Supermercados