Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia o asfaltamento das ruas na comunidade Coliseu 3, na zona Leste

Compartilhe

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), aplicou, nesta segunda-feira, 20/5, a primeira caçamba de asfalto na comunidade Coliseu 3, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, após 10 anos de espera, conforme moradores. A meta é asfaltar as 20 ruas da comunidade em 45 dias.

“Esse número se somará as mais de 2,7 mil ruas recapeadas pela gestão. O prefeito David Almeida determinou celeridade à obra. Neste momento, já anoitecendo, é possível ver as lâmpadas acesas, porque o prefeito trouxe aqui para dentro a iluminação, água e, agora, o asfalto. Essa comunidade existe há dez anos, mas foi só na gestão do prefeito David que foi possível realizar todos esses serviços”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior.

A comunidade abriga cerca de duas mil pessoas e receberá, pela primeira vez, asfalto em mais de 20 ruas que estão em solo natural. Os serviços iniciaram pelas ruas Georgina Albuquerque e Anne Frank. O autônomo Raimundo Lima, de 47 anos, relatou as dificuldades que a comunidade passa e celebrou a chegada do asfalto.

“Aqui é intransitável. Em dias de chuva, os alunos não vão para aula e, quando vão, têm que colocar sacola nos pés para poder tentar sair de casa. Passamos por muita dificuldade. Agora eu quero agradecer à Prefeitura de Manaus, por esse grande avanço que chega na comunidade Coliseu”, contou Raimundo.

Na última semana, quatro ordens de serviço para recapeamento de vias foram assinadas, ampliando as frentes nos bairros Cidade Nova, Cidade de Deus e Lago Azul, na zona Norte, e Parque São Pedro, no Tarumã, zona Oeste.

Outras cinco comunidades e conjuntos foram contemplados com o serviço de pavimentação, além da comunidade Coliseu 3, no bairro Jorge Teixeira; como a Rosa Almeida, na zona Norte; comunidade Vila Nova, no Mauazinho, e a comunidade Amazonino Mendes, no Novo Aleixo, zona Leste.

Lançado em abril de 2022, o “Asfalta Manaus”, maior programa de pavimentação urbana da capital, já alcançou mais de 2,7 mil ruas com o pavimento novo. Na zona Norte, 751 ruas foram asfaltadas; na zona Leste, 407; na zona Sul, 325; na zona Oeste, 471 vias foram contempladas; na zona Centro-Oeste, 438; na zona Centro-Sul, 402 ruas foram asfaltadas.

Os serviços na comunidade Coliseu 3 envolvem etapas que vão da terraplanagem ao nivelamento da superfície para receber a aplicação do asfalto, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Prefeitura de Manaus, que visam garantir a durabilidade do pavimento.

A diarista Eucilene da Costa, 54 anos, disse que todo dia enfrenta o desafio de sair de casa para o trabalho.

“Aqui é só barro e quando chovia era saco na cabeça e sacola nos pés, o único jeito de eu poder sair de casa e ir para o trabalho. Saio andando daqui da comunidade até a principal e passo por isso desde 2014. Foram dez anos que esperei por esse asfalto, agora só tenho de agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras Renato Junior, que prometeram e cumpriram”, relatou a moradora.


Siga-nos no Google News Portal CM7