Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Manaus amplia acesso ao DIU em unidades de saúde da rede pública

Compartilhe

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a ofertar a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho, na Zona Norte de Manaus. Veja abaixo a lista das unidades da Semsa que ofertam o DIU na capital.

Até o final deste ano, a secretaria prevê a implementação do serviço em outras nove USFs, nas zonas urbana e rural da capital, chegando a 23 unidades de referência para o procedimento na rede municipal de saúde.

Na USF Arthur Virgílio, situada no bairro Novo Aleixo, o serviço de inserção do DIU vem sendo ofertado desde o dia 1º/8. Já em setembro, será estendido às USFs Enfª Ivone Lima dos Santos, no bairro Coroado, Zona Leste; Theomário Pinto da Costa, no bairro União, Zona Centro-Sul; e Almir Pedreira, no bairro Lagoa Verde, Zona Sul.

De outubro a dezembro, seis outros estabelecimentos da rede básica devem iniciar a oferta do método contraceptivo à população feminina.

“O DIU é um dos métodos mais efetivos, contribuindo para a mulher poder planejar uma gravidez saudável”, destacou a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Neide Negreiros, assinala que a Semsa vem atuando para expandir o acesso ao DIU às usuárias da rede básica, tendo elevado de quatro para 14 o número de unidades de referência do serviço, desde o início da atual gestão. Para isso, ela pontua, que a pasta vem promovendo a capacitação de médicos das unidades para ampliar a oferta do procedimento.

“Iniciamos no dia 17 a capacitação de mais 16 profissionais, sendo quatro deles do Distrito de Saúde Rural, onde as mulheres às vezes têm dificuldade para vir até a zona urbana. Isso significa não só a ampliação, mas a oferta do serviço onde a mulher está”, ela explica, acrescentando que a formação segue até meados de outubro.

Planejamento sexual e reprodutivo

A inserção do DIU integra as ações do programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Semsa, que oferta também anticoncepcionais injetáveis e em pílulas, e preservativos femininos e masculinos. O objetivo, conforme a técnica da Semsa, é a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar à mulher uma gravidez saudável e planejada.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais