Brasília Amapá |
Manaus

Grupo Curumim na Lata emociona secretário do Meio Ambiente em Manaus e é convidado para tocar em Brasília; veja vídeo

Compartilhe
Grupo Curumim na Lata emociona secretário do Meio Ambiente em Manaus e é convidado para tocar em Brasília; veja vídeo

Brasil – Nesta quinta-feira (20/6), durante a abertura do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o secretário-executivo do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, foi profundamente emocionado pela apresentação musical do grupo Curumim na Lata. A performance envolvente do grupo, que executou o Hino Nacional em orquestra usando instrumentos feitos de materiais recicláveis, tocou o coração do secretário, levando-o a convidar o grupo para uma futura apresentação no Palácio do Planalto.

Veja o vídeo:

O grupo Curumim na Lata, da Prefeitura de Manaus, completará 21 anos de existência no dia 9 de novembro de 2024, unindo música e sustentabilidade. O projeto é conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal de Arte e Educação (Cmae) Aníbal Beça, que há 22 anos desenvolve ações culturais na zona Leste de Manaus.

O Cmae contribui significativamente para a aprendizagem artística com diversos cursos livres nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais. Esses cursos são destinados a estudantes da rede pública municipal, estadual e até universitários, formando uma rica comunidade artística e cultural.

Para o professor Carlos Valdez, venezuelano que reside em Manaus há mais de 28 anos e idealizador do grupo Curumim na Lata, o projeto vai além do trabalho com meninos em situação de risco, incorporando uma proposta ambiental através da música.

“O Curumim na Lata é um projeto muito interessante porque supera a ideia de trabalhar somente com meninos em situação de risco. Além disso, tem uma proposta ambiental atrelada à música. E é possível traduzir este aprendizado, adquirido durante as aulas, por meio da mensagem musical passada durante as apresentações”, comentou Carlos Valdez.


Siga-nos no Google News Portal CM7