Brasília Amapá |
Manaus

‘Fumaceiro’ que cobre Manaus vem do interior e da região metropolitana, diz INPE

Compartilhe

Manaus – O Governo do Amazonas insistiu em culpar o estado do Pará pelo avanço da fumaça sobre a capital amazonense nos últimos meses, mas também assumiu que ainda há muitas queimadas no interior, o que também ocasiona a fumaça, que cobre todas as zonas de Manaus.

Mais de 330 focos de incêndios foram registrados no estado paraense, contra mais de 125 registrados no Amazonas. As informações são com base no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).

De acordo com imagens do satélite GOES-16, fornecidas pela NOAA e analisadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Manaus ainda sofre com o acúmulo de fumaça como no último mês, no entanto, a situação se agravou nos últimos dois dias, meio tempo em que manauaras sentiram uma maior dificuldade para respirar.

A falta de chuva e ventos, por conta do fenômeno El Niño, coopera para que a fumaça permaneça por longos dias sobre a capital e também municípios do Amazonas. Por conta disso, o estado recebeu apoio do Governo Federal para intensificar o combate contra as queimadas e o governador Wilson Lima ainda colocou o Amazonas à disposição do estado do Pará, quanto possível ajuda de combate a incêndios em florestas, o que vai amenizar a fumaça sobre Manaus.

ainda de acordo com o Inpe, na Amazônia Legal, o Pará responde sozinho por 6 em cada 10 focos de calor em novembro. Com 6.607 focos, o estado ficou com 59% dos 11.160 registros da região, que inclui nove Unidades da Federação.

Na sequência, pela ordem, aparecem Maranhão (8,4%), Rondônia (8%), Amapá (6,7%) e, só então, o Amazonas (6,6%). Completam a lista Mato Grosso, Roraima, Acre e Tocantins.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7