Manaus 32º
sábado - 18 de novembro de 2017

4ª Vara de Família irá realizar mutirão de audiências em antecipação à Semana Nacional da Conciliação

Compartilhe

A 4ª Vara de Família da Comarca de Manaus pautou para a próxima terça-feira (22) cem audiências conciliatórias como parte do projeto “Justiça Eficaz” e em antecipação à Semana Nacional da Conciliação (SNC), que será realizada pelo Judiciário brasileiro entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro deste ano.

Sob a coordenação do titular da unidade, o juiz de Direito Luís Cláudio Chaves, a ação contará com a colaboração de dez graduandos do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e encerrará uma série mutirões – sete, no total -, realizados pela unidade judicial ao longo de 2017.

O titular da 4ª Vara de Família informou que nos mutirões já realizados, registrou-se um índice elevado de conciliações firmadas, o que, segundo ele, aponta para a eficácia da cultura da conciliação. “Neste ano realizamos mutirões na zona Leste de Manaus que registraram 90% de acordos conciliatórios e outros, no Fórum Ministro Henoch Reis, os quais, 60%, aproximadamente, foram concluídos com acordo entre as partes”, revelou.

Cem audiências

Conforme o magistrado, além de dar celeridade a processos demandados, as cem audiências agendadas para o dia 22 marcarão o encerramento, neste ano, dos mutirões realizados em parceria com a Ufam. “Destacamos que a prática da conciliação tem se consolidado no Judiciário Estadual e, no caso de nossa unidade judicial, é uma iniciativa perene, com práticas rotineiras, de janeiro a janeiro”, citou o juiz Luís Cláudio.

Ainda conforme o juiz, o projeto “Justiça Eficaz” aplicado pela 4ª Vara de Família é viabilizado a partir de uma parceria com a Faculdade de Direito da Ufam que desenvolve o projeto de extensão “Capacitar e Conciliar”, coordenado pelo professor Adriano Fernandes Ferreira.

Horário e local

As cem audiências ocorrerão a partir das 8h30, no auditório do Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro, s/nº, bairro de São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus. As partes já foram intimadas a participar e todos os processos pautados para a data deram entrada na 4ª Vara de Família nos últimos 40 dias e em muitos casos, em 20 dias.

Com informações da assessoria



Vitória Supermercados